MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Boca de urna na Espanha indica vitória do partido do governo

DIOGO BERCITO MADRI, ESPANHA (FOLHAPRESS) - Os resultados de boca de urna divulgados no início da noite deste domingo (20) sugerem a vitória do PP (Partido Popular, conservador) nas eleições gerais espanholas. A pesquisa foi encomendada pela emissora TVE

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 20.12.2015, 17:58:14 Editado em 27.04.2020, 19:54:07
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

DIOGO BERCITO
MADRI, ESPANHA (FOLHAPRESS) - Os resultados de boca de urna divulgados no início da noite deste domingo (20) sugerem a vitória do PP (Partido Popular, conservador) nas eleições gerais espanholas. A pesquisa foi encomendada pela emissora TVE.
O partido do premiê Mariano Rajoy teria recebido entre 114 e 118 assentos no Parlamento. Em segundo lugar estaria o PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol, de centro-esquerda), com entre 81 e 85 cadeiras.
O terceiro colocado seria o partido Podemos, de esquerda, com entre 76 e 80 assentos. Por último, o Cidadãos, de centro-direita, com entre 47 e 50 cadeiras.
De acordo com os primeiros números divulgados pelo governo, as eleições tinham às 18h locais um comparecimento de 58,4%, um pouco acima do percentual registrado em 2011 (57,65%).
Em pontos de votação visitados pela reportagem, havia mobilização durante todo o dia. As urnas foram fechadas às 20h locais (17h, em Brasília).
MUDANÇA
Esse pleito foi vivido, na Espanha, com ares de um momento histórico. Era presente ali a ideia de que o país passa por uma importante mudança política, deixando para trás o bipartidarismo das últimas décadas.
Com isso, os partidos PP e PSOE possivelmente perderam sua hegemonia no Parlamento, deixando que se sentem também os novatos Podemos e Cidadãos -surgidos a partir da crise econômica e do desgaste político vivido há anos.
A partir desta segunda-feira (21), o premiê Mariano Rajoy exercerá suas funções em caráter temporário, com pouca margem para decisões políticas até a investidura do próximo governante espanhol.
O novo governo dependerá das negociações desses próximos dias e, a depender da solução encontrada pelos candidatos, pode ser uma legislatura frágil diante de uma oposição encorpada.
Não há um calendário exato para esse período. O rei Felipe deve reunir-se com os candidatos que tenham conquistado cadeiras no Parlamento para propor um nome para formar o governo.
Em um quebra-cabeça complicado pela presença de mais atores políticos do que o costume na Espanha, e interrompido pelas festividades de fim de ano, esse processo pode demorar algumas semanas.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Boca de urna na Espanha indica vitória do partido do governo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!