Mais lidas
Geral

Avalanche deixa nove feridos em ilha norueguesa no oceano Ártico

.

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Nove pessoas ficaram feridas, três delas em estado grave, em uma avalanche que soterrou várias casas neste sábado (19) no arquipélago de Svalbard, um território norueguês do Ártico.
"Nove pessoas, quatro crianças e cinco adultos, ficaram feridas. Duas crianças e um adulto estão em condição grave", afirmou o porta-voz do hospital regional UNN.
A avalanche aconteceu às 11h (8h em Brasília) na vertente do monte Sukkertoppen, que domina Longyearbyen, a capital de Svalbard, cuja principal ilha é a de Spitzberg. O território fica ao norte da Islândia e próximo à Groenlândia
O governo local informou que há relatos de pessoas desaparecidas.
Uma dezena de casas de madeira, típicas do arquipélago, foram soterradas. Funcionários dos serviços de emergência, policiais e moradores tentavam retirar os escombros.
As condições meteorológicas eram ruins desde sexta-feira e as autoridades fizeram um apelo por prudência, enquanto a previsão era de ventos de até 150 km/h à noite.
O arquipélago de Svalbard, a centenas de quilômetros do Cabo Norte, é uma das regiões habitadas mais próximas do polo norte do planeta.
Apesar da latitude extrema, tem um clima relativamente bom devido à corrente do Golfo, o que atrai alguns turistas em busca de aventuras.

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber