Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Geral

Irã exportará 9 toneladas de urânio enriquecido para a Rússia

.

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Irã exportará a maior parte de seu estoque de urânio enriquecido para a Rússia nos próximos dias, como parte do acordo nuclear assinado pelo país, informou o governo de Teerã neste sábado.
A redução drástica dos estoques deste material, que pode ser usado em armas nucleares, está no centro do acordo firmado entre o Irã e um grupo de seis países em julho. Em troca, o país terá um alívio nas sanções econômicas.
"Nos próximos dias, cerca de nove toneladas de urânio enriquecido do Irã serão exportados para a Rússia", disse Ali Akbar Salehi, chefe do programa nuclear iraniano, à agência estatal IRNA.
O valor é próximo ao que o Irã precisa exportar para adequar seus estoques ao nível definido no acordo: cerca de 300 kg. O país também deve remover o centro de um reator em Arak, de modo que ele não poderá ser usado para produzir plutônio.
O material será embarcado de navio. Em troca, o Irã já recebeu da Rússia um carregamento de urânio não enriquecido.
Depois que a ONU verificar que os passos foram cumpridos, as sanções internacionais serão aliviadas.
Com o fim das sanções, o Irã poderá se reintegrar à economia mundial após anos de isolamento. Teerã planeja aumentar a produção de petróleo, enquanto empresas estrangeiras passarão a atender um mercado de 80 milhões de pessoas.
O governo do Irã espera que as sanções sejam aliviadas até o fim de janeiro, a tempo de favorecer candidatos governistas nas eleições parlamentares de fevereiro.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Geral

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber