Facebook Img Logo
  1. Edhucca Banner
Mais lidas
Geral

China acusa EUA de cometer 'grave provocação militar' por voo em ilhas

.

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O ministério de Defesa da China denunciou neste sábado ter sofrido "uma grave provocação militar" ao registrar o sobrevoo de aviões militares americanos sobre ilhas artificiais no Mar da China, reivindicadas por Pequim e objeto de disputa com países vizinhos.
"No dia 10 de dezembro pela manhã, dois bombardeiros B-52 entraram sem autorização no espaço aéreo das ilhas chinesas Nansha e em suas águas territoriais adjacentes", disse o ministério por meio de uma declaração em seu site, aludindo ao nome em mandarim das ilhas Spratleys.
Durante uma missão na semana passada, um dos aviões B-52 se aproximou a menos de duas milhas marinhas de uma ilha artificial construída pela China, devido a más condições meteorológicas, segundo o "Wall Street Journal".
"Esse comportamento representa uma grave provocação militar, que complica a situação geral no mar da China" e que contribui "para a militarização da região", acusa o ministério de Defesa chinês. O órgão advertiu que o exército "tomará as medidas necessárias para defender a soberania e segurança do país".
O comandante da Marinha dos EUA, Bill Urban, informou que seu país conduz treinamentos regularmente na região mas que não havia planos para os aviões voassem a 12 milhas náuticas de qualquer ilha artificial. No entendimento americano, a regra vale apenas para ilhas naturais.
"Os chineses levantaram queixas conosco sobre um plano de voo em uma recente missão de treinamento. Estamos analisando a questão", afirmou Bill.
Pequim reivindica soberania sobre quase todo o Mar da China meridional e realiza enormes operações para transformar recifes em portos, pistas de aterrissagem e outras infraestruturas.
Vietnã, Filipinas, Malásia e Taiwan também reivindicam partes do mar da região, o que gera divergências territoriais entre os países.
O governo dos EUA considera as pretensões chinesas como uma ameaça à liberdade de navegação em uma rota marítima estratégica.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Geral

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber