Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Geral

Polícia Civil orienta para ações mais seguras no fim de ano

.

Fim de ano exige cuidados especiais com segurança
Fim de ano exige cuidados especiais com segurança

Com a chegada do fim de ano e as férias, muitas pessoas aproveitam para passeios mais longos e viagens, deixando a casa sozinha. A fim de evitar possíveis crimes, como furtos e roubos, a Polícia Civil preparou dicas e orientações de segurança. “É importante sempre ter o contato de vizinhos, que possam avisar caso percebam movimentação estranha nas redondezas. Ter alguém para buscar a correspondência também é indicado, para evitar o acúmulo em frente à casa, o que permite que ladrões identifiquem ausência de pessoas no local”, orienta o delegado-titular da Delegacia de Furtos e Roubos (DFR) de Curitiba, Rafael Vianna. 

De acordo com ele, um cachorro como animal de estimação em casa é uma opção interessante. “O latido faz com que possíveis invasores hesitem”, complementa o delegado. 

Entre as orientações repassadas constantemente por policiais, com relação a residências, também está a de instalar mais trancas ou cadeados. Todo o sistema de trancamento conta tempo a favor do cidadão e contra interesses de criminosos, o que pode ser a diferença em ter uma residência invadida. 

Colocar um pedaço de madeira no trilho de uma janela de correr, impedindo sua abertura, também é recomendado. Da mesma forma, não deixar escadas ou outros objetos no quintal que facilitem acesso ou saída da residência por muros ou janelas. 

PARCERIA - Para intensificar o trabalho preventivo em conjunto com a população, a Polícia Civil firmou uma parceria com Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs). “Essa proximidade vai ajudar tanto as nossas atividades, quanto o trabalho da polícia. Uma parceria que veio colaborar com toda a sociedade”, disse o representante do Conseg Guabirotuba, Iron Aires. 

Esses encontros serão utilizados para, também, informar sobre medidas simples que podem aumentar a segurança em diversas situações. Além da preocupação com o final de ano, a Polícia Civil debaterá temas de relevância com a população de forma constante. Para isso, foram estabelecidas reuniões trimestrais, em Curitiba e região. 

“Uma das estratégias que a criminologia sugere para prevenir o crime é a do ‘endurecimento dos alvos’, quando buscamos retirar as condições propícias para que o crime ocorra. Com o estudo e o conhecimento científico existente sobre criminalidade e segurança pública, podemos tomar ações racionais e eficientes para incrementar nossa segurança”, diz o delegado-titular da DFR. 

MOVIMENTO – Além das férias, com a proximidade do Natal aumenta a circulação de pessoas em locais de comércio, o que também pode propiciar a ação de ladrões. “Evitar andar falando ou mexendo no celular, além de não abrir bolsas no meio da rua coíbem ações criminosas”, acrescenta Vianna. 

Confira abaixo, as sugestões da polícia para maior segurança pessoal, em diversas situações: 

Manter o contato de vizinhos; 

Evitar o acúmulo de correspondências em frente de casa, o que permite que o ladrão identifique ausência de pessoas no local; 

Criar um grupo entre vizinhos em aplicativos de mensagens instantâneas, facilitando a comunicação rápida; 

Evitar usar celular em locais públicos, pois distração é um ótimo chamariz; 

Evitar abrir a bolsa no meio da rua; 

Não conversar com pessoas estranhas, principalmente em bancos; 

Ao sair de uma agência bancária, ficar atento à movimentação ao redor; 

Dividir os dias de compras de presentes de Natal, para não chamar atenção com muitas sacolas; 

Manter os pertences frente ao corpo; 

Evitar andar sozinho em locais desertos; 

Investir equipamentos de segurança para a residência; 

Manter um cachorro em casa, pois o latido faz com que as pessoas tenham medo; 

Na praia, orientar as crianças a não saírem de perto dos pais ou responsáveis.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Geral

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber