MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Em Moscou, Kerry pede bases comuns com russos sobre Síria e Ucrânia

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Em visita a Moscou, o secretário de Estado americano, John Kerry, reúne-se nesta terça-feira (15) com seu colega russo, Serguei Lavrov, e com o presidente Vladimir Putin para tentar nivelar as diferenças entre EUA e Rússia em

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 15.12.2015, 14:16:28 Editado em 27.04.2020, 19:54:16
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Em visita a Moscou, o secretário de Estado americano, John Kerry, reúne-se nesta terça-feira (15) com seu colega russo, Serguei Lavrov, e com o presidente Vladimir Putin para tentar nivelar as diferenças entre EUA e Rússia em relação à guerra civil na Síria e ao conflito na Ucrânia.
"Eu penso que é benéfico para o mundo quando nações poderosas com uma longa história têm a capacidade de encontrar um terreno comum", disse Kerry a emissoras russas antes no início de sua reunião com Lavrov. "Eu espero que alcancemos avanços reais", acrescentou.
Os dois países divergem com relação ao conflito sírio, principalmente no que diz respeito à manutenção do ditador Bashar al-Assad no poder.
Os EUA buscam uma saída política para a guerra que passe pela deposição de Assad. A Rússia, por sua vez, é aliada de longa data do regime sírio e defende que cabe à população local decidir sobre o futuro de seu governo.
Kerry disse à Lavrov durante o encontro: "Mesmo quando existiam divergências entre nós, fomos capazes de trabalhar de forma eficaz sobre problemas específicos."
O chanceler americano busca articular uma nova rodada de negociações internacionais sobre uma saída política para o conflito na Síria, reunindo potências mundiais e governos da região. Não está claro se um encontro agendado para esta sexta-feira (18) em Nova York ocorrerá de fato.
Rússia e EUA discordam de quais grupos de rebeldes sírios devem ser convidados para as negociações.
Os dois países realizam ataques aéreos contra alvos da milícia radical Estado Islâmico (EI) na Síria, mas possuem estratégias diferentes e participam de campanhas militares descoordenadas entre si.
UCRÂNIA
Kerry também deve aproveitar a reunião em Moscou para discutir o conflito no leste da Ucrânia.
A Rússia é acusada de apoiar separatistas, que há dois anos têm enfrentado as tropas do governo ucraniano, aliado do Ocidente.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Em Moscou, Kerry pede bases comuns com russos sobre Síria e Ucrânia"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!