Mais lidas
Geral

Angela Merkel é eleita personalidade do ano pelo 'Financial Times'

.

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A chanceler (primeira-ministra) alemã, Angela Merkel, foi eleita a personalidade do ano pelo jornal britânico "Financial Times" devido à sua defesa pelo acolhimento de refugiados durante a crise vivida pela Europa neste ano.
Em perfil publicado nesta terça-feira (15), o correspondente do jornal em Berlim, Stefan Wagstyl, diz que a chanceler poderá ficar marcada na história pelo gesto, assim como seu mentor, Helmut Köhl, que reunificou a Alemanha.
"Sua resposta para a crise de refugiados abalou profundamente a Europa. A Alemanha nunca mais será a mesma. Para bem ou para mal, a cautelosa Merkel está transformando um continente de forma corajosa. Mesmo se ela falhar, terá deixado uma marca indelével."
Wagstyl também destaca o manejo que a chanceler deu à crise econômica na Grécia e por ser a principal porta-voz do Ocidente nas negociações com o líder russo, Vladimir Putin, no conflito na Ucrânia.
Na semana passada, Merkel havia sido escolhida a personalidade do ano pela revista americana "Time" também por sua atuação na crise de refugiados da Europa.
Os outros quatro candidatos a personalidade do ano pelo "Financial Times" foram Vladimir Putin, o papa Francisco, o executivo-chefe da AB InBev, o brasileiro Carlos Brito, e o primeiro-ministro britânico, David Cameron.

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber