MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Autores de ataque na Califórnia treinavam tiro ao alvo, afirma polícia

THAIS BILENKY NOVA YORK, EUA (FOLHAPRESS) - Autoridades dos EUA disseram que o homem e a mulher acusados de serem os autores do ataque que matou 14 pessoas na Califórnia na semana passada estavam "radicalizados havia algum tempo" e praticavam tiro ao alv

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 07.12.2015, 19:51:07 Editado em 27.04.2020, 19:54:27
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

THAIS BILENKY
NOVA YORK, EUA (FOLHAPRESS) - Autoridades dos EUA disseram que o homem e a mulher acusados de serem os autores do ataque que matou 14 pessoas na Califórnia na semana passada estavam "radicalizados havia algum tempo" e praticavam tiro ao alvo.
Nesta segunda-feira (7), o diretor assistente do FBI (polícia federal americana) em Los Angeles, David Bowdich, disse que o americano Syed Rizwan Farook e sua mulher, a paquistanesa Tashfeen Malik, fizeram um planejamento prévio extenso, mas não deu detalhes.
"Com o avanço da investigação, descobrimos que ambos estavam radicalizados havia algum tempo. Como isso aconteceu, por quem [eles foram radicalizados] e por que ainda não sabemos", afirmou Bowdich.
"Talvez não haja quem [os tenha radicalizado]. Pode ter sido pela internet, como ocorre com frequência."
O diretor do FBI deu a declaração em resposta a questionamentos levantados sobre a possibilidade de Malik ter sido a mentora do ato.
Na semana passada, autoridades disseram que ela teria prometido lealdade ao Estado Islâmico usando um pseudônimo no Facebook.
Bowdich disse que há evidências de que Farook e Malik praticavam tiro ao alvo na região metropolitana de Los Angeles, inclusive dias antes do ataque.
Os dois morreram durante a perseguição policial, horas depois do atentado durante uma confraternização de Natal, em um centro comunitário no condado de San Bernardino.
A investigação apontou a posse de 19 aparatos que poderiam ser usados para a construção de explosivos, e não 12, como inicialmente reportado.
As armas usadas no ataque foram compradas legalmente, mas duas delas por uma terceira pessoa, e as autoridades querem entender como chegaram às mãos de Farook.
Bowdich voltou a dizer que investigação é de larga escala e levará tempo. Segundo ele, já foram conduzidas 400 entrevistas e colhidas 320 provas, além da atuação internacional do FBI.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Autores de ataque na Califórnia treinavam tiro ao alvo, afirma polícia"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!