Facebook Img Logo
Mais lidas
Geral

Estudantes fazem protesto no centro de SP

.

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - No mesmo dia em que a gestão Geraldo Alckmin oficializou a suspensão da reorganização das escolas, um grupo de estudantes faz um protesto na região central de São Paulo.
O ato teve início na avenida Paulista, à tarde, e seguiu pela rua da Consolação em direção à Secretaria da Educação do Estado, na República.
Neste sábado (5), o governo publicou no Diário Oficial de São Paulo o decreto nº 61.962, suspendendo outra medida que previa a reorganização escolar.
Na tarde de ontem, o governador já tinha anunciado o adiamento do plano após uma semana de enfrentamento de estudantes e policiais nas ruas da capital. Como forma de protesto, os alunos ocuparam pelo menos 200 escolas e fecharam as principais vias da capital.
"Alunos continuam nas escolas em que já estudam. Os debates serão feitos em 2016", disse o governador.
REORGANIZAÇÃO
Anunciada no final de setembro, o plano previa o fechamento de 92 escolas e reorganizava as restantes por ciclo único. Desse modo, estudantes do ensino fundamental ficariam em unidades diferentes do ensino médio.
Desde o anúncio da medida, alunos, pais e professores têm realizado protestos em vários pontos do Estado. Eles argumentam que o objetivo da reestruturação é cortar gastos e temem a superlotação das salas de aulas, além de alegarem a ausência de diálogo durante o processo.
Na tarde de quinta (3), o Ministério Público e a Defensoria Pública de São Paulo entraram com uma ação civil pública que pedia que a reorganização das escolas estaduais fosse interrompida e que a Secretaria de Educação organizasse uma agenda de discussões com a sociedade sobre as mudanças.
Na manhã de sexta (4), estudantes fecharam o cruzamento das avenidas Faria Lima com Rebouças e também da avenida Paulista com rua Consolação. Em ambos os protestos, a PM jogou bombas de efeito moral para desbloquear as vias.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas de Geral

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber