Facebook Img Logo
Mais lidas
Geral

Colômbia anuncia descoberta de navio espanhol naufragado há 300 anos

.

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, divulgou em seu perfil no Twitter a descoberta do galeão espanhol San Jose, naufragado com uma carga de ouro e pedras preciosas há mais de 300 anos.
Santos não diz se parte da valiosa carga também foi encontrada.
O navio foi naufragado em um ataque do império britânico em 1708, na península de Barú, no mar do Caribe, onde hoje ficam as ilhas Rosario, parte do território colombiano.
Acredita-se que o galeão carregava 11 milhões de moedas de ouro, além de joias e 600 passageiros rumo à Espanha.
A propriedade do galeão e sua carga é alvo de uma longa disputa legal entre o governo da Colômbia e a empresa americana de recuperação de cargas Sea Search Armada (SSA). Em 1981, a empresa disse ter localizado a área em que o navio naufragou e fez uma parceria com o governo colombiano para encontrá-lo e dividir igualmente a eventual carga. Mais tarde, o governo colombiano afirmou que qualquer tesouro encontrado pertenceria unicamente à Colômbia.
Em 2011, uma corte americana decretou o galeão propriedade de Bogotá. Dois anos depois, o Congresso colombiano aprovou um decreto de lei apresentado por Santos para regulamentar como patrimônio cultural os galeões afundados na costa do país há mais de um século.




O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

mais notícias

Últimas de Geral

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber