MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Iraque exige que Turquia retire tropas de seu território

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O primeiro-ministro do Iraque, Haidar al Abadi, exigiu neste sábado (5) da Turquia que retire suas tropas do território iraquiano, um dia depois que um contingente de soldados turcos chegou aos arredores cidade de Mossul, no n

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.12.2015, 09:14:15 Editado em 27.04.2020, 19:54:31
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O primeiro-ministro do Iraque, Haidar al Abadi, exigiu neste sábado (5) da Turquia que retire suas tropas do território iraquiano, um dia depois que um contingente de soldados turcos chegou aos arredores cidade de Mossul, no norte do país.
Abadi qualificou de "violação da soberania iraquiana" a entrada de forças turcas na província de Nineveh, cuja capital, Mossul, está sob controle do grupo radical Estado Islâmico (EI) desde junho do ano passado.
A tropa turca, integrada por cerca de 130 soldados, chegou na sexta-feira (4) aos arredores da cidade. Segundo o canal árabe Al Jazeera, a tropa está na região atendendo a um pedido do prefeito de Mossul, Atheel Nujaifi, para participar das operações de libertação da idade das forças do EI.
Nujaifi, diz a Al Jazeera, comanda a milícia local Fronte de Mobilização Nacional.
Os soldados estão reunidos com forças nacionais no acampamento de Al Zalkan, situado a 25 quilômetros ao norte de Mossul. No loca, há mais de 80 mil militares que se preparam para combater os jihadistas.
Segundo o canal turco da rede CNN, a Turquia enviou ainda 25 tanques à região. As tropas turcas, diz ainda a emissora, têm a missão de treinar as forças locais em Al Zalkan.
Mossul é o principal reduto do EI no norte do Iraque. O Exército iraquiano fracassou em suas tentativas de retomar o controle da cidade.
A presença de tropas estrangeiras no Iraque foi tema recorrente nesta semana após os EUA anunciarem o envio de uma centena de militares ao país. Abadi criticou a medida e disse que será considerada uma "agressão" ao país.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Iraque exige que Turquia retire tropas de seu território"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!