Facebook Img Logo
Mais lidas
Geral

Iraque exige que Turquia retire tropas de seu território

.

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O primeiro-ministro do Iraque, Haidar al Abadi, exigiu neste sábado (5) da Turquia que retire suas tropas do território iraquiano, um dia depois que um contingente de soldados turcos chegou aos arredores cidade de Mossul, no norte do país.
Abadi qualificou de "violação da soberania iraquiana" a entrada de forças turcas na província de Nineveh, cuja capital, Mossul, está sob controle do grupo radical Estado Islâmico (EI) desde junho do ano passado.
A tropa turca, integrada por cerca de 130 soldados, chegou na sexta-feira (4) aos arredores da cidade. Segundo o canal árabe Al Jazeera, a tropa está na região atendendo a um pedido do prefeito de Mossul, Atheel Nujaifi, para participar das operações de libertação da idade das forças do EI.
Nujaifi, diz a Al Jazeera, comanda a milícia local Fronte de Mobilização Nacional.
Os soldados estão reunidos com forças nacionais no acampamento de Al Zalkan, situado a 25 quilômetros ao norte de Mossul. No loca, há mais de 80 mil militares que se preparam para combater os jihadistas.
Segundo o canal turco da rede CNN, a Turquia enviou ainda 25 tanques à região. As tropas turcas, diz ainda a emissora, têm a missão de treinar as forças locais em Al Zalkan.
Mossul é o principal reduto do EI no norte do Iraque. O Exército iraquiano fracassou em suas tentativas de retomar o controle da cidade.
A presença de tropas estrangeiras no Iraque foi tema recorrente nesta semana após os EUA anunciarem o envio de uma centena de militares ao país. Abadi criticou a medida e disse que será considerada uma "agressão" ao país.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

mais notícias

Últimas de Geral

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber