Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Geral

Premiê grego confronta líder turco em tuítes por derrubada de avião russo

.

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, começou um embate incomum nas redes sociais ao criticar seu homólogo turco, Ahmet Davutoglu, pela decisão de derrubar, na semana passada, um avião de guerra russo que teria invadido seu espaço aéreo.
As contas oficiais de Tsipras no Twitter em inglês e grego publicaram quatro mensagens sobre a derrubada do jato russo.
"Ao primeiro-ministo Davutoglu: Felizmente, nossos pilotos não são tão nervosos quanto os seus em relação aos russos", tuitou Tsipras, em referência às inúmeras denúncias de violação do espaço aéreo grego por jatos turcos. A Turquia nega as intrusões.
Os dois líderes participam no domingo (29) de uma conferência em Bruxelas entre a União Europeia (UE) e a Turquia. O país de Davutoglu tenta há anos aderir ao bloco europeu.
"O que está acontecendo no mar Egeu é ultrajante e inacreditável", acrescentou o premiê grego. "Estamos gastando bilhões em armas. Vocês-para violar nosso espaço aéreo, nós-para interceptá-los."
Tsipras também disse que os dois países devem se concentrar em salvar refugiados em vez de investir em armamentos. "Nós temos os mais modernos sistemas de armamentos aéreos-e, ainda assim, no solo, não conseguimos capturar contrabandistas que afogam pessoas inocentes", tuitou o premiê.
Davutoglu evitou estender a conversa, e respondeu com apenas um tuíte: "Os comentários de @atsipras sobre pilotos não parecem estar em sintonia com o espírito do dia. Alexis: vamos enfocar nossa agenda positiva".
As os tuítes da conta em inglês foram posteriormente apagados. Uma nova mensagem foi publicada, dizendo: "Somos vizinhos na mesma vizinhança e precisamos conversar honestamente para encontrar soluções".
A troca de mensagens gerou reações no Twitter, e muitos criticaram a atitude de Tsipras. Um usuário identificado como Apostolis Fotiadis considerou a publicação e o posterior apagamento das mensagens "um desastre de comunicação".
Não está claro se as mensagens reproduziram ou não o conteúdo de um diálogo real entre os dois líderes no encontro. A cúpula formalizou a decisão da UE de repassar 3 bilhões de euros (R$ 12 bilhões) à Turquia para ajudar a conter o fluxo de migrantes e refugiados que buscam asilo em países europeus.
Os comentários de Tsipras refletiram a tensão entre Ancara e Moscou, provocada pela derrubada de um jato russo pela aviação turca perto da fronteira com a Síria. O governo russo reagiu à derrubada com retaliações econômicas contra a Turquia.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Geral

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber