MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Docentes protestam na Paulista contra reorganização de escolas

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Um grupo de manifestantes protestou nesta sexta-feira (27) na avenida Paulista, região central de São Paulo, contra a reorganização da rede estadual de ensino, além do fechamento de 92 escolas anunciado pela gestão Alckmin (PS

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 27.11.2015, 19:36:11 Editado em 27.04.2020, 19:54:43
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Um grupo de manifestantes protestou nesta sexta-feira (27) na avenida Paulista, região central de São Paulo, contra a reorganização da rede estadual de ensino, além do fechamento de 92 escolas anunciado pela gestão Alckmin (PSDB).
Ligados à Apeoesp (Sindicato dos professores do Estado de São Paulo), o grupo realizou uma assembleia no vão-livre do Masp (Museu de Arte de São Paulo). Membros do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Teto), do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) e da CUT (Central Única dos Trabalhadores) apoiaram a manifestação. Após a assembleia, os professores marcharam até a sede da Secretaria do Estada da Educação, na praça da República, região central da cidade.
O ato foi encerrado por volta das 18h, em frente à secretaria. Segundo os organizadores, 8 mil pessoas participam do protesto. Já a Polícia Militar contabilizou 500 manifestantes.
O sindicato também se manifesta contra o corte do bônus de todos os professores de escolas ocupadas por estudantes, onde não houve prova do Saresp (exame estadual de avaliação do ensino) neste ano. O corte foi anunciado pelo secretário Herman Voorwald (Educação), durante entrevista à Rede Globo na última quarta (25).
Manifestantes ergueram um boneco inflável representando Voorwald e outro representando Alckmin. "Se tem uma coisa que é incontestável é o tiro no pé que foram essa reorganização e o fechamento de escolas", diz Maria Izabel Noronha, presidente do sindicato. Ela diz esperar que a ocupação se espalhe para até 500 escolas do Estado.
Em assembleia, o sindicato votou fazer uma passeata até a praça da República, onde fica a Secretaria de Estado da Educação.
Alunos da escola estadual Professor Doutor Lauro Pereira Travassos (zona sul) se juntaram aos manifestantes no vão do Masp e fizeram apresentação folclórica com um grupo chamado Cavalo Noia, "celebração de várias culturas, do samba ao maracatu", segundo a estudante Yanca Alves, 18. O colégio, diz a aluna, não foi ocupado, mas estudantes apoiam outras ocupações.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Docentes protestam na Paulista contra reorganização de escolas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!