Facebook Img Logo
Mais lidas
Geral

Copel dá dicas para um Natal mais seguro

.

Copel dá dicas para um Natal mais seguro no tocante à decoração - Foto: Sinara Freitas/Copel
Copel dá dicas para um Natal mais seguro no tocante à decoração - Foto: Sinara Freitas/Copel

A um mês do Natal, as casas, o comércio e as vias públicas já começam a ganhar o brilho e colorido especial da decoração das festas de fim de ano. Mas a energia elétrica exige cuidados. Para evitar acidentes com choque elétrico, a Copel lista os cuidados mais importantes ao manusear e instalar enfeites natalinos.

Os cuidados começam no momento da aquisição dos enfeites. Verifique a procedência e a qualidade dos equipamentos elétricos utilizados na decoração, principalmente os cordões de luz. Dê preferência a produtos com selo de certificação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Verifique se a indicação de uso é adequada para a finalidade pretendida: por exemplo, se o cordão de luz é indicado para uso interno ou externo.

Para quem vai reaproveitar materiais utilizados em anos anteriores, a dica é verificar a condição geral de fios, plugues e conexões antes da instalação, protegendo as emendas com fita isolante de boa qualidade. O equipamento só deve ser ligado na tomada após a conclusão da montagem, e toda manutenção ou troca de lâmpadas deve ser feita com o equipamento desligado.

Outra recomendação importante é assegurar-se de que a capacidade e a resistência dos condutores (tanto da fonte de energia quanto dos enfeites em si) sejam compatíveis com a carga elétrica requerida, observando o correto dimensionamento de cabos e fios. Se for preciso ligar mais de um equipamento na mesma tomada, é recomendado substituir o "T" ou benjamin por um filtro de linha. Esta medida previne o aquecimento dos fios e a ocorrência de curtos-circuitos que podem provocar incêndios.

Por fim, na decoração de sacadas e fachadas prediais, é preciso prestar atenção à distância entre a ornamentação e a rede elétrica da rua. Na dúvida, consulte um profissional qualificado.O primeiro é o aquecimento da fiação, tomadas, pinos e conexões. O segundo, o cheiro característico de plástico queimando.

SINAIS - As instalações elétricas apresentam alguns sinais quando não estão funcionando corretamente. O primeiro é o aquecimento da fiação, tomadas, pinos e conexões. O segundo, o cheiro característico de plástico queimando. Ao perceber qualquer um desses sinais, o consumidor deve desligar imediatamente os equipamentos das tomadas e o disjuntor, e realizar uma verificação detalhada nas instalações. A persistência do aquecimento provoca a deterioração dos isolamentos, o que pode provocar curto-circuito e princípio de incêndio. Para evitar o desperdício de eletricidade, o consumidor deve lembrar de desligar os equipamentos quando não estiverem sendo utilizados.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas de Geral

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber