Facebook Img Logo
Mais lidas
Geral

União Europeia reforçará controle nas fronteiras do espaço Schengen

.

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Os países da União Europeia concordaram nesta sexta-feira (20) em reforçar de maneira "imediata" os controles das fronteiras externas do espaço Schengen -zona de livre circulação que une 26 países da Europa-, inclusive para cidadãos europeus.
Os ministros do Interior e da Justiça dos países, reunidos em Bruxelas, respaldaram o pedido da França para permitir que estes controles sejam permanentes e sistemáticos, feitos por meio de um banco de dados comum. Hoje, esta fiscalização não passa de uma checagem visual e de documento.
Os Estados-membros se comprometeram a implementar as medidas imediatamente e de maneira coordenada, além de acelerar novas leis para compartilhamento de dados de passageiros de companhias aéreas, combater o tráfico de armas e promover uma checagem mais cuidadosa europeus que cruzam as fronteiras do bloco.
"Precisamos ser implacáveis em nossa determinação, precisamos acelerar nossa ação, do contrário, a Europa vai perder seu rumo", disse Bernard Cazeneuve, ministro do Interior francês.
A França pediu as medidas uma semana depois dos atentados que deixaram 130 mortos em Paris.
Implementada há 20 anos, o espaço Schengen reúne hoje 26 países (22 da UE mais Noruega, Suíça, Islândia e Liechtenstein) que dispensam o uso de passaporte entre eles. O modelo permite, na prática, que refugiados e imigrantes cruzem de um país para o outro sem monitoramento.




O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

mais notícias

Últimas de Geral

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber