Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Geral

Celular substitui telefone fixo em mais da metade dos lares brasileiros

.

DANIEL MARCONDES
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O celular está presente em 91,1% dos domicílios brasileiros, sendo o único tipo de telefone em 56,3% deles. Por outro lado, só 37,1% das residências têm telefone fixo convencional.
Os números são da Pnad de 2014 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), divulgada nesta sexta (13).
O levantamento mostra uma mudança rápida na forma com que os brasileiros se comunicam. A telefonia fixa, que em 2004 ainda superava os celulares, tem se tornado cada vez mais rara na casa do brasileiro, sendo o único tipo de telefone em apenas 2,4% das casas.
Celular, computador e DVD
A Pnad também mostra uma leve queda no número de domicílios com acesso à internet por computador. A parcela de casas conectadas à rede por meio de microcomputadores caiu de 42,41%, em 2013, para 42,1% no ano passado.
Segundo Fabio Senne, coordenador de projetos e pesquisas do Cetic.br (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação), entidade que estuda a adoção de tecnologias de comunicação, a difusão do acesso à internet tem ocorrido pelos celulares.
"Nos dados que coletamos no Cetic.br, percebemos um aumento muito rápido no uso de internet pelo celular. Os usuários são principalmente os mais jovens, para quem cada vez mais o celular é o principal meio de se comunicar", diz Senne.
Outro dado presente na Pnad mostra que os aparelhos de DVD têm se tornado menos comuns nos lares do país: houve queda de 72,1% em 2013 para 68,0% no ano seguinte.
"Nas nossas pesquisas, mais da metade dos que usam internet declaram assistir filmes e vídeos em sites como o YouTube ou serviços como o Netflix, o que pode ser um dos fatores que explicam a queda do DVD", afirma Senne.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Geral

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber