MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Curdos retomaram do EI a cidade iraquiana de Sinjar, diz líder regional

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - As forças curdas retomaram nesta sexta-feira (13) a cidade de Sinjar, no Iraque, das mãos da milícia radical Estado Islâmico (EI), disse o presidente do Curdistão iraquiano, Massoud Barzani. "A liberação de Sinjar terá um gr

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 13.11.2015, 11:28:55 Editado em 27.04.2020, 19:55:06
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - As forças curdas retomaram nesta sexta-feira (13) a cidade de Sinjar, no Iraque, das mãos da milícia radical Estado Islâmico (EI), disse o presidente do Curdistão iraquiano, Massoud Barzani.
"A liberação de Sinjar terá um grande impacto na libertação de Mossul", disse Barzani em uma coletiva de imprensa. Mossul é a autodeclarada capital do califado do EI no Iraque.
Com o apoio de bombardeios liderados pelos Estados Unidos, soldados peshmerga (nome das tropas curdas) entraram na cidade sem enfrentar grande resistência dos combatentes do EI. A operação de retomada foi deflagrada nesta quinta-feira (12).
"Ninguém estava lutando de volta. Eles posicionaram alguns explosivos improvisados e alguns atiradores, mas não houve combates", disse o comandante peshmerga Ghazi Ali.
Ainda assim, as autoridades curdas e americanas alertaram ser cedo para cantar vitória, pois o EI pode estar preparando uma contraofensiva.
"Não posso dizer que a operação está concluída porque ainda há ameaças em Sinjar", disse Ali, referindo-se à possibilidade de haver ataques suicidas, emboscadas e bombas escondidas.
O secretário de Estado dos EUA, John Kerry, disse nesta sexta-feira, durante visita a Túnis, que "ainda há alguns combatentes do EI entrincheirados", mas que está "absolutamente confiante de que Sinjar será liberada nos póximos dias".
A localização da cidade é estratégica para a circulação de material e de pessoas entre o Iraque e Síria, e sua retomada representa um duro revés para o EI.
Sinjar, tomada pelo EI em agosto de 2014, foi palco de diversas atrocidades cometidas por milicianos contra a minoria religiosa yazidi, de língua curda, que vive na cidade.
Nesta sexta-feira (13), os EUA anunciaram terem lançado um ataque com drones na Síria contra o cidadão britânico Mohammed Emwazi, conhecido como "Jihadi John", conhecido carrasco do EI. Sua morte não foi oficialmente confirmada.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Curdos retomaram do EI a cidade iraquiana de Sinjar, diz líder regional"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!