Facebook Img Logo
Mais lidas
Geral

População brasileira soma 203,2 milhões; maioria se declara branca

.

BRUNO VILLAS BÔAS E LUCAS VETTORAZZO
RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - A população brasileira cresceu 0,9% no ano passado e totalizou 203,2 milhões de pessoas, segundo estimativa do IBGE divulgada nesta sexta-feira (13) na Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) 2014. Comparando a 2013, o total de residente no país cresceu em 1,7 milhão de pessoas.

A maior parte da população (45,5% do total) se declarou de cor branca (92,4 milhões de brasileiros). O grupo de pessoas que se declarou de cor parda representava 45% do total, ou 91,5 milhões.

Mais 17,4 milhões de pessoas se declararam de cor preta (8,6% do total) e 1,8 milhão de pessoas declarou outra cor ou raça (indígena ou amarela), representando 0,9%. A população que se declara de cor preta foi a que mais cresceu, de 8% para 8,6%. Isso significou um aumento de 1,4 milhão de pessoas.

O Brasil tinha mais mulheres (104,8 milhões) do que homens (98,4 milhões). Mais crianças de até 9 anos (28 milhões) do que idosos com 60 anos ou mais (27,9 milhões).

Apesar disso, a população mais velha continua em ascensão. As pessoas com 60 anos ou mais de idade respondiam por 13,7%, 0,7 ponto percentual do que em 2013.

Da população total, 44,1 milhões de pessoas viviam no Estado de São Paulo, segundo as estimativas do IBGE. Desse contingente, 1,5 milhão vivia em zonas consideradas rurais do Estado.

Para realizar a Pnad, os pesquisadores do IBGE visitaram 151 mil domicílios no ano passado. Trata-se de um dos perfil mais completos da população brasileira.




O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

mais notícias

Últimas de Geral

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber