MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Reitor de universidade nos EUA renuncia em meio a tensão racial

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O reitor da Universidade do Missouri, Timothy M. Wolfe, renunciou nesta segunda-feira (9) ao posto após ser acusado de negligência por estudantes negros diante de recentes manifestações de ódio racial no campus. Nos últimos

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 09.11.2015, 19:52:57 Editado em 27.04.2020, 19:55:12
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O reitor da Universidade do Missouri, Timothy M. Wolfe, renunciou nesta segunda-feira (9) ao posto após ser acusado de negligência por estudantes negros diante de recentes manifestações de ódio racial no campus.
Nos últimos dias, a pressão havia aumentado com a amplamente divulgada greve de fome de um estudante de graduação, Jonathan Butler, que pedia a sua renúncia, e com a exigência da organização estudantil da universidade para que Wolfe deixasse a reitoria.
O golpe maior, contudo, ocorreu na noite de domingo (8), quando jogadores do time de futebol americano da universidade anunciaram que não entrariam mais em campo enquanto Wolfe permanecesse no posto -ação que teve o apoio do técnico Gary Pinkel.
A greve do time fez com que a crise no campus ganhasse os jornais em todo o país. Estima-se que só a penalidade que a universidade teria que arcar por não jogar a partida do próximo fim de semana contra a equipe do Brigham Young University seria de US$ 1 milhão.
"Acredito que paramos de ouvir uns aos outros", disse Wolfe. "Temos que respeitar o outro o suficiente para parar de gritar e começar a ouvir, e deixar de intimidar o outro."
O reitor disse ter "total responsabilidade por essa frustração e pela inação" vista.
A notícia da renúncia foi celebrada por dezenas de alunos que estavam reunidos nesta segunda (9) para debater a questão racial no campus
Os protestos tiveram início em setembro, quando o líder da organização estudantil da universidade, Payton Head, que é negro, disse, numa rede social, que um grupo de homens teria o ofendido no campus, usando xingamentos racistas.
No mês seguinte, uma suástica feita de fezes foi encontrada em um banheiro da residência estudantil.
O reitor teria sido procurado após os episódios, mas não manifestou qualquer repúdio às ações.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Reitor de universidade nos EUA renuncia em meio a tensão racial"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!