MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Parlamento da Catalunha aprova início do processo de separação da Espanha

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Parlamento da Catalunha, com maioria absoluta dos independentistas, aprovou nesta segunda-feira (9) uma resolução para iniciar o processo de separação da região do nordeste da Espanha, com o objetivo de proclamar em 2017 uma

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 09.11.2015, 11:02:26 Editado em 27.04.2020, 19:55:13
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Parlamento da Catalunha, com maioria absoluta dos independentistas, aprovou nesta segunda-feira (9) uma resolução para iniciar o processo de separação da região do nordeste da Espanha, com o objetivo de proclamar em 2017 uma república independente.
Os dois grupos independentistas da Câmara aprovaram, com 72 votos a favor e 63 contrários, uma resolução na qual "declaram o início do processo de criação do Estado catalão", que não ficará condicionada às decisões do Estado espanhol".
A validade da resolução parece efêmera diante da já anunciada impugnação pelo governo espanhol do primeiro-ministro conservador Mariano Rajoy.
"O imediatismo da atuação do governo será absoluto, nesta mesma semana será enviado o recurso ao Tribunal Constitucional", advertiu na sexta-feira (6) a vice-premiê Soraya Sáenz de Santamaría. A aceitação do recurso a trâmite por parte do tribunal implicaria a suspensão automática da resolução.
A ação de Rajoy conta com a aprovação do partido socialista PSOE e do centro-liberal Ciudadanos, com quem se reuniu na semana anterior para forjar um pacto contrário à secessão antes de embarcar na pré-campanha das eleições legislativas de 20 de dezembro.
Somente o partido de esquerda Podemos se distanciou, defendendo um referendo de autodeterminação para resolver este conflito, que marcará a campanha e a próxima legislatura.
O nacionalismo catalão é uma longa construção histórica que ressurgiu no fim do século 19, atravessou a ditadura franquista (1939-75) e floresceu após a aprovação do Estatuto da Autonomia em 1979, na redemocratização.
O movimento ganhou força com a crise econômica na Espanha desde 2008. O país perdeu 7% do PIB com a recessão e viu o desemprego chegar a 25% -hoje, o índice nacional está em 22%; na Catalunha, em 19%.
Em setembro, partidos pró-independência ganharam a maioria absoluta das cadeiras do Parlamento regional, em eleições marcadas por um caráter plebiscitário devido à determinação do grupo vitorioso de iniciar unilateralmente um processo de separação.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Parlamento da Catalunha aprova início do processo de separação da Espanha"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!