Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Geral

ATUALIZADA

.

O prefeito de Mariana (MG), Duarte Junior, afirmou que 25 pessoas estão desaparecidas após acidente ocasionado pelo rompimento de duas barragens da mineradora Samarco, na quinta-feira (5), em Bento Rodrigues, subdistrito da cidade histórica de Mariana. Entre eles, estão 13 trabalhadores da mineradora Samarco e 12 moradores -nove de Bento Rodrigues e três de outros dois municípios.
Neste sábado (7), a prefeitura de Mariana informou o nome de 19 desaparecidos (veja abaixo). Entre eles, há três crianças (com idades entre 4 e 7 anos), 13 trabalhadores da mineradora Samarco e outros três moradores de Bento Rodrigues.
As buscas por desaparecidos em Bento Rodrigues foram retomadas na manhã deste sábado (7). As autoridades tentam levantar o número de possíveis vítimas, mas, segundo os Bombeiros, um número grande de familiares ainda não buscaram as bases para comunicar os desaparecimentos.
O "tsunami de lama" destruiu centenas de casas, arrastou carros e caminhões e deixou ao menos um morto. A vila, que tem 121 casas e 492 moradores, segundo o IBGE, foi totalmente inundada pela lama.
A mineradora Samarco afirmou em nota que 253 pessoas, de 70 famílias, foram alocadas pela empresa em hotéis e pousadas da região de Bento Rodrigues.
Centenas de pessoas foram levadas em vans e ambulâncias à Arena Mariana, ginásio esportivo usado pela prefeitura para receber os desabrigados. Eles receberam roupas, comidas e assistência médica. Na manhã deste sábado (7), dezenas de familiares se aglomeravam na porta do ginásio, em busca de informações.
Mesmo com a lama ainda encobrindo a maior parte do subdistrito de Bento Rodrigues, alguns moradores já tentam voltar ao local.
AVANÇO DA LAMA
O avanço da lama em um raio de mais de 100 km depois do rompimento das barragens deixou de prontidão 15 cidades de Minas Gerais e do Espírito Santo, que são abastecidas pela bacia do Rio Doce.
Há risco de enchente e de desabastecimento de água, segundo a avaliação do Serviço Geológico do Brasil, do Ministério de Minas e Energia, que teme um impacto de grandes proporções.
Algumas cidades já cogitam a suspensão do fornecimento de água assim que a lama atingir rios e córregos.
Depois do acidente, outros cinco subdistritos além da vila de Bento Rodrigues foram atingidos: Águas Claras, Paracatu, Pedras, Fonte do Gama e Camargos.
SUSPENSÃO DE DOAÇÕES
De acordo com a Defesa Civil, não é mais necessário doar mantimentos, roupas, cobertores, travesseiros e colchões, entre outros artigos. Os itens foram arrecadados em quantidade suficiente.
A Prefeitura de Mariana agradece aos que organizaram campanhas de donativos e orienta que aqueles que ainda desejam colaborar podem fazer depósito em conta bancária.

Veja a relação de desaparecidos.
Trabalhadores na área da empresa Samarco
Samuel Viana Albino (Geocontrole BR Sondagens SA)
Valdemir Aparecido Leandro (Geocontrole BR Sondagens SA)
Ailton Martins dos Santos (Integral Engenharia LTDA)
Claudemir Elias dos Santos (Integral Engenharia LTDA)
Edinaldo Oliveira de Assis (Integral Engenharia LTDA)
Sileno Narkievicius de Lima (Integral Engenharia LTDA)
Daniel Altamiro de Carvalho (Integral Engenharia LTDA)
Vando Maurílio dos Santos (Integral Engenharia LTDA)
Pedro Paulino Lopes (Manserv Montagem e Manutenção SA)
Mateus Marcio Fernandes (Manserv Montagem e Manutenção SA)
Marcos Aurélio Perreira Moura (Produquimica)
Edmirson José Pessoa (Samarco)
Marcos Xavier (VIX Logística)

Informados pelos familiares
Emanuelly Vitória (5 anos)
Maria Elisa Lucas (60 anos)
Thiago Damasceno Santos (7 anos)
Mariana da Silva Santos (21 anos)
Ana Clara dos Santos Souza (4 anos)
Bruno dos Santos Souza (29 anos)

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Geral

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber