Facebook Img Logo
Mais lidas
Geral

Lama das barragens deve chegar ao Espírito Santo até segunda-feira

.

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O "tsunami de lama" provocado pelo rompimento de duas barragens em Minas Gerais deve chegar ao Espírito Santo até segunda-feira (09). A previsão é do Serviço Geológico do Brasil, que emitiu alerta de risco de enchentes para 15 cidades às margens do rio Doce, inundado após o acidente.
O serviço afirma que a onda de cheia deve elevar o nível do rio em cerca de 1,5 metro, mas não necessariamente irá causar enchentes. Ele ainda informa que a situação está sendo monitorada 24 horas por dia.
Em nota, a Prefeitura de Colatina (ES) -a primeira cidade capixaba que deve ser atingida- afirma que devido a qualidade da água que chegará ao município, "o abastecimento ficará suspenso em toda a cidade a partir do momento que a onda de dejetos chegar" e que "análises serão feitas constantemente até que a qualidade da água seja apta para o consumo humano".
Já a administração de Linhares (ES), onde o 'mar de lama' deve chegar na noite de segunda (09) para terça-feira (10), informa que "não há qualquer risco de contaminação da água", já que a captação é feita por outro rio.
Dentro os municípios sob alerta estão: Ponte Nova, Nova Era, Antônio Dias, Coronel Fabriciano, Timóteo, Ipatinga, Governador Valadares, Tumiritinga, Resplendor, Galiléia, Conselheiro Pena e Aimorés no Estado de Minas Gerais; e Baixo Guandu, Colatina e Linhares no Estado do Espírito Santo.
O rompimento das barragens da mineradora Samarco ocorreu na tarde de quinta-feira (05), em Bento Rodrigues, a 15 km do centro de Mariana. A vila, que tem 121 casas e 492 moradores, segundo o IBGE, foi totalmente inundada pela lama.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

mais notícias

Últimas de Geral

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber