MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Xiitas de vários países participam de ritual de autoflagelação

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Muçulmanos xiitas participam em diversos países dos rituais de celebração da Ashura, o décimo dia do mês sagrado de Muharram, no qual devotos lembram a morte do imã Hussein, neto de Maomé, por exércitos do califa sunita Yazid,

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.10.2015, 12:08:50 Editado em 27.04.2020, 19:55:33
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Muçulmanos xiitas participam em diversos países dos rituais de celebração da Ashura, o décimo dia do mês sagrado de Muharram, no qual devotos lembram a morte do imã Hussein, neto de Maomé, por exércitos do califa sunita Yazid, há mais de 1.400 anos.
Um dos rituais mais característicos é a autoflagelação com correntes, lâminas e espadas, comum entre homens e crianças.
O evento, que reúne xiitas, costuma ser alvo de ataques de milícias radicais sunitas. Neste ano, em Bangladesh, um atentado com três bombas caseiras deixou ao menos um morto e mais de cem feridos.
No Paquistão, os serviços de telefonia celular e internet foram interrompidos em todas as grandes cidades depois de dois atentados ligados às celebrações.
Um homem-bomba atingiu nesta sexta-feira (23) uma procissão xiita na cidade de Jacobabad, no sul do país. Na quinta-feira (22), um outro homem-bomba atacou uma mesquita no sudoeste. Segundo polícia, 35 pessoas morreram nos dois ataques.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Xiitas de vários países participam de ritual de autoflagelação"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!