Facebook Img Logo
Mais lidas
Geral

Câmara aprova projeto que permite a universidades públicas cobrar em pós

.

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O plenário da Câmara dos Deputados aprovou na noite de quarta-feira (21) projeto de emenda à Constituição que permite às universidades públicas cobrar por parte das modalidades de pós-graduação.
O texto foi aprovado em primeiro turno por 318 votos contra 129. Falta ainda a votação de emendas e nova análise em segundo turno. Após isso, o projeto segue para o Senado.
Pelo texto, a Constituição mantém a determinação de gratuidade do ensino público nos estabelecimentos oficiais, "salvo, na educação superior, para os cursos de extensão, de pós-graduação lato sensu e de mestrado profissional, exceções para as quais se faculta sua oferta não gratuita, respeitada a autonomia universitária".
O projeto foi criticado por partidos de esquerda, sob o argumento de que se quebra a gratuidade do ensino público. Os defensores da proposta argumentam que a medida fortalece o caixa e a autonomia das universidades públicas.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas de Geral

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber