MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Vice das Maldivas é preso por atentado contra o presidente

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A polícia do arquipélago das Maldivas prendeu neste sábado (24) o vice-presidente do país, Ahmed Adeeb, acusado de tramar o assassinato do presidente, Yameen Abdul Gayoom, que há um mês saiu ileso de uma explosão em seu barco.

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.10.2015, 08:35:55 Editado em 27.04.2020, 19:55:34
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A polícia do arquipélago das Maldivas prendeu neste sábado (24) o vice-presidente do país, Ahmed Adeeb, acusado de tramar o assassinato do presidente, Yameen Abdul Gayoom, que há um mês saiu ileso de uma explosão em seu barco.
"Posso confirmar que [Adeeb] está detido e sob custódia policial. Foi preso sob a acusação de alta traição", afirmou o ministro do Interior das Maldivas, Umar Naseer, em sua conta no Twitter.
Ele foi preso no aeroporto, quando retornava de uma visita oficial à China. Três soldados, incluindo um ex-membro da equipe de segurança de Adeeb e um membro do esquadrão de bomba do exército, também foram presos, segundo o vice comissário de polícia Abdullah Nawaz.
Gayoom nomeou Adeeb, 33, como seu vice no governo há três meses, depois de ter demitido, também por traição, o companheiro de chapa com o qual havia sido eleito, Mohamed Jameel. O presidente chegou a orquestrar com o Parlamento uma mudança na legislação eleitoral do país para reduzir a idade mínima do cargo de 35 para 30 anos para permitir a nomeação do seu então ministro de Turismo.
Há dez dias, o presidente também destituiu o ministro da Defesa e o comissário de polícia por conta da explosão de seu iate, em 28 de setembro, que deixou sua mulher e outros dois passageiros feridos e foi classificada como tentativa de assassinato do governante. Segundo investigação do caso, a bomba foi colocada sob um assento do barco normalmente ocupado pelo presidente.
Pouco após o atentado, rumores começaram a circular sobre o envolvimento do vice. A polícia realizou diversas operações de busca em casas e empresas de pessoas ligadas a ele.
Adeeb, que assumiria a Presidência em caso de morte de Gayoom, nega.
Maldivas recebe críticas internacionais desde a condenação por terrorismo do ex-chefe de Estado Mohamed Nasheed, em um julgamento classificado pela ONU como injusto.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Vice das Maldivas é preso por atentado contra o presidente"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!