MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Ex-governador democrata desiste de corrida à Casa Branca

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O ex-governador de Rhode Island (Estado na região nordeste dos EUA) Lincoln Chafee, 62, anunciou nesta sexta (23) sua desistência de disputar a indicação dos democratas para as eleições de 2016. É o segundo nome do Partido D

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.10.2015, 17:32:14 Editado em 27.04.2020, 19:55:34
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O ex-governador de Rhode Island (Estado na região nordeste dos EUA) Lincoln Chafee, 62, anunciou nesta sexta (23) sua desistência de disputar a indicação dos democratas para as eleições de 2016.
É o segundo nome do Partido Democrata a desistir da corrida pela sucessão de Barack Obama nesta semana -na terça (20), o ex-senador pela Virgínia Jim Webb já havia abandonado a disputa.
"Como vocês sabem, tenho feito uma campanha baseada numa plataforma de prosperidade através da paz. Mas, depois de pensar muito, decidi encerrar hoje essa campanha à Presidência", declarou Chafee durante um evento do Comitê Nacional dos Democratas, em Washington.
Segundo o jornal "The New York Times", a campanha de Chafee nunca chegou a decolar -ele mal aparecia nas pesquisas de intenção de voto e tinha dificuldade para receber doações (obteve ao todo cerca de US$ 30 mil).
Além disso, o ex-governador ficou mais conhecido do público por defender a adoção do sistema métrico, em vez do sistema inglês (com polegadas e pés em vez de centímetros e metros, por exemplo) usado tradicionalmente nos EUA.
No debate democrata promovido pela CNN, Chafee questionou a favorita entre os pré-candidatos do partido, a ex-secretária de Estado Hillary Clinton, sobre o voto favorável à Guerra do Iraque quando ela era senadora. Mas o ex-governador teve dificuldades de se impor em meio aos outros postulantes.
SÓ QUATRO NO PÁREO
Com o anúncio de Chafee, o número de pré-candidatos democratas reduziu-se a quatro: além de Hillary, o senador Bernie Sanders, o ex-governador de Maryland Martin O'Malley e o professor de Harvard Lawrence Lessig, fundador do Creative Commons.
Somadas ao anúncio do vice-presidente, Joe Biden, de que não concorrerá à Casa Branca, as desistências fortalecem as chances de que Hillary se torne a candidata do partido do governo.
Nesta quinta (22), a ex-secretária de Estado foi submetida a 11 horas de perguntas pelo comitê da Câmara dos EUA que investiga o ataque ao consulado americano em Benghazi (Líbia).
O atentado, em 2012, matou quase pessoas, incluindo o embaixador americano Christopher Stevens. Questionada agressivamente pelos deputados republicanos, Hillary assumiu a responsabilidade pelo caso, mas negou ter sido insensível ou negligente.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Ex-governador democrata desiste de corrida à Casa Branca"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!