Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Geral

Com ampla maioria, o liberal Justin Trudeau é eleito premiê do Canadá

.

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Partido Liberal venceu nesta segunda-feira (19) as eleições legislativas no Canadá, conquistando a maioria absoluta das cadeiras do Parlamento. O líder dos liberais, Justin Trudeau, deverá formar um novo governo, acabando com nove anos de domínio conservador.
Filho do ex-premiê Pierre Elliott Trudeau, Justin, de 43 anos, permitirá a volta dos liberais ao poder, no qual se mantiveram durante a maior parte do século 20, acabando com o governo conservador de Stephen Harper, que buscava um quarto mandato.
A opinião pública oscilou amplamente durante esta campanha eleitoral de 78 dias, a mais longa da história do país, e as últimas pesquisas apontavam a vantagem de Trudeau com 38,2%, contra 30,1% para os conservadores e 21,2% para o Novo Partido Democrático (NDP, esquerda), de Thomas Mulcair. O Bloco de Quebec (separatista) aparecia com 4,9% e os Verdes, 4,7%.
No total, 26,4 milhões de eleitores foram convocados para eleger 338 membros da Câmara dos Comuns.
Os liberais surpreenderam e conquistaram representantes em todas as províncias, alcançando 184 das 338 cadeiras do Parlamento -superando, portanto, as 170 cadeiras necessárias para obter a maioria absoluta.
Os conservadores devem ver sua presença diminuir de 166 para 101 cadeiras.
Nas províncias do Atlântico, o Partido Liberal conseguiu as 33 cadeiras que estavam em jogo, deixando os conservadores sem nenhuma.
Nas eleições anteriores, realizadas em 2011, o Partido Liberal sofreu uma grave derrota e acabou sendo relegado à terceira força, atrás de conservadores e social-democratas, com 34 deputados.
CRÍTICAS AO PREMIÊ
Harper, 56, comandou uma administração inicialmente popular por ter reduzido drasticamente impostos em todos os níveis (o que significou também cortes em muitos serviços públicos).
Mas sofreu críticas por tomar decisões que contrariam a tradição do Canadá como nação avançada em políticas sociais, tolerante em relação ao multiculturalismo, alinhada com causas progressistas.
Ele advoga sentenças mínimas de prisão para condenados, leis menos drásticas de controle de armas, mais intenso combate ao uso de drogas e não se interessa por medidas para atenuar efeitos de mudanças climáticas.
Sua situação piorou muito desde que os preços do petróleo, um dos principais produtos do Canadá, despencaram. Isso fez com que a economia do país, que havia passado bem pela crise mundial de 2008, se desorganizasse.
Trudeau cresceu nas pesquisas desde que adotou um discurso mais à esquerda, que propõe governar com orçamentos deficitários por três anos para aumentar investimentos públicos em infraestrutura, transportes e habitação, além de ampliar programas sociais.
Ele diz que vai elevar tributos dos mais ricos, para ajudar a pagar pelos gastos que quer fazer, e cortar impostos da classe média e dos mais pobres. A política segue muito a linha que fez de seu pai um dos mais populares políticos da história do Canadá.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Geral

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber