MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Cidades do CE têm maior oportunidade educacional, aponta estudo

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - As cidades cearenses Sobral, Groaíras e Porteiras foram as mais bem classificadas no ranking do Ioeb (Índice de Oportunidade da Educação Brasileira) apresentado na quarta-feira (7). Essa é a primeira edição do estudo e foi fei

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 11.10.2015, 12:12:19 Editado em 27.04.2020, 19:55:55
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - As cidades cearenses Sobral, Groaíras e Porteiras foram as mais bem classificadas no ranking do Ioeb (Índice de Oportunidade da Educação Brasileira) apresentado na quarta-feira (7). Essa é a primeira edição do estudo e foi feito com base em dados de 2013.
Para a elaboração do ranking foram analisados resultados educacionais (resultado no Ideb e taxa líquida de matrículas), os insumos educacionais (escolaridade de professores, número médio de horas-aula/dia, experiência dos diretores e taxa de atendimento na educação infantil) e antecedentes educacionais (escolaridade média dos pais).
Com base nesses dados, o estudo chegou a uma nota média nacional de 4,5 (numa escala de 1 a 10). As cidades mais bem classificadas tiveram notas: 6,1 (Sobral), 5,9 (Groaíras) e 5,9 (Porteiras). As duas segundas aparecem com a mesma nota por conta de arredondamentos, aponta um dos pesquisadores.
Apesar da boa colocação do Ceará, São Paulo é o Estado com mais cidades entre as 25 melhores. Ao todo, estão no ranking dez municípios paulistas, seguido por Minas (6), Ceará (4), Rio Grande do Sul (2), Santa Catarina (2) e Paraná (1).
Entre as capitais, São Paulo é a mais bem colocada, com a nota 4,8, embora sua colocação seja a 1.387º na classificação dos municípios. Outras capitais de destaque são: Curitiba (4,8), Belo Horizonte (4,8) e Palmas (4,7). As três piores são: Macapá (3,6), Salvador (3,6) e Belém (3,5).
Já o ranking dos Estados tem em destaque: São Paulo, Minas e Santa Catarina, respectivamente.
O estudo foi desenvolvido pelo CLP (Centro de Liderança Pública), com apoio do Instituto Península, da Fundação Roberto Marinho e da Fundação Lemann, e avaliou dados da educação infantil, fundamental e do ensino médio, tando das redes públicas como das privadas.
O ranking se diferencia de outras avaliações por focar em cidades e Estados e não em redes municipais e estaduais, além de incluir jovens em idade escola que não estão na escola, aponta o estudo. “Por essa lógica, jovens fora da escola não são de responsabilidade de ninguém, uma vez que eles não pertencem a nenhuma rede”, afirma.
Além disso, “pode incentivar que municípios prefiram ter uma rede pequena e de alta qualidade. Isso porque um município que possui uma rede de ensino com alto desempenho é visto como possuindo uma boa gestão educacional, ainda que a maioria dos estudantes do município esteja em uma escola da rede estadual”.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Cidades do CE têm maior oportunidade educacional, aponta estudo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!