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Perto do prazo, Unimed Paulistana ainda não conseguiu transferir clientes

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A menos de uma semana do fim do prazo para repassar toda a carteira de clientes, a Unimed Paulistana ainda não encontrou uma interessada nos contratos. A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) determinou que todos 740 mil

Da Redação

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Escrito por Da Redação
Publicado em 28.09.2015, 20:04:19 Editado em 27.04.2020, 19:56:14
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SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A menos de uma semana do fim do prazo para repassar toda a carteira de clientes, a Unimed Paulistana ainda não encontrou uma interessada nos contratos. A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) determinou que todos 740 mil beneficiários da operadora tenham os planos transferidos para outra empresa até sexta-feira (2). As informações são da Agência Brasil.
Em nota, a Unimed Paulistana disse que está definindo "os novos passos", uma vez que não conseguiu cumprir a determinação. Na semana passada, foi feita uma reunião entre a ANS, Ministério Público Federal e o Ministério Público Estadual para discutir a situação da operadora.
Os problemas financeiros da operadora são acompanhados pela agência reguladora desde 2009. Naquele ano, a ANS instaurou o regime de direção fiscal e afastou o então presidente da Unimed Paulistana, Mário Santoro Júnior, e os diretores José Roberto Gallo Ferreira e Ana Regina Cruz Vlainich.
A partir da decisão, toda a gestão passou a ser acompanhada presencialmente por um agente nomeado pelo órgão regulador. A reportagem procurou os ex-gestores por seus telefones comerciais, porém não conseguiu contato.
Ao todo, a operadora passou por quatro regimes de direção fiscal e, ainda, dois regimes de direção técnica, com acompanhamento dos procedimentos assistenciais e administrativos. "Desde 2012, a ANS também vem suspendendo a comercialização de alguns planos da empresa, devido a reclamações de beneficiários por falta de atendimento", diz nota da operadora.
Apesar das ações, no balanço de 2014 a Unimed Paulistana apresentou prejuízo de R$ 275 milhões e patrimônio líquido negativo de 169 milhões. Em abril deste ano, a nova diretoria eleita contratou duas consultorias e apresentou um plano de recuperação. A operadora diz que a ANS determinou a alienação da carteira de beneficiários antes que as propostas pudessem ser postas em prática.
Com o anúncio da determinação da ANS, os beneficiários passaram a ter dificuldades em conseguir atendimento. "A rede credenciada terá adotado atitude abusiva e unilateral, suspendendo os atendimentos aos usuários da cooperativa", destaca a operadora, em comunicado. O grande número de reclamações fez com o que o Procon de São Paulo firmasse um termo com a operadora, para que fossem ampliados os canais de atendimento.
Em virtude desses problemas, a juíza da 18ª Vara Cível de São Paulo, Maria Rita Rebello Pinho Dias, concedeu liminar para que os clientes da operadora possam ser atendidos pelo sistema Unimed. As unidades são formadas por cooperativas de médicos que, mesmo atuando na prática como empresas independentes, também trabalham de forma integrada.
Pela decisão, a Central Nacional Unimed deve garantir os serviços médicos e laboratoriais aos contratantes da unidade Paulistana. Essa cooperativa deve, por sua vez, repassar os pagamentos referentes a esses procedimentos à central. Por nota, a central informou que "está cumprindo com a determinação nos exatos termos e limites definidos, enquanto ela estiver em vigor".

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