Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Geral

Túmulo de santo recém-canonizado pelo papa é vandalizado nos EUA

.

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O túmulo do padre espanhol Junípero Serra, canonizado pelo papa Francisco na última quarta (23), foi parcialmente destruído por vândalos neste domingo (27) em Carmel, no Estado americano da Califórnia.
O grupo de vândalos, que ainda não foi identificado, derrubou estátuas e atirou tinta contra o túmulo do novo santo e de outras pessoas do mesmo cemitério. Em uma pedra foi escrita a expressão "santo do genocídio".
A mensagem faz referência ao fato de que o padre que levou o catolicismo à Califórnia no século 18 teria apoiado a morte de índios e a destruição de sua cultura quando a região ainda estava sob domínio espanhol.
Em comunicado, a missão católica de Carmel pediu a seus fiéis que rezem para que os autores "se responsabilizem por suas ações nesta propriedade sagrada e busquem a reconciliação".
Devido ao ataque, foram suspensas as cerimônias previstas para o domingo para celebrar a canonização de Serra. Em vez da missa, voluntários ajudaram a limpar tumbas profanadas e a levantar as estátuas derrubadas.
A porta-voz da polícia do condado, Esther Partido, informou que o crime está sendo investigado, mas que ninguém ainda foi preso. A principal hipótese é de crime de ódio, já que foram vandalizados apenas túmulos de europeus.
"Era uma coisa que muito esperávamos por causa da canonização. Há muita polêmica sobre a forma como o padre tratou os nativos americanos no período em que esteve aqui", disse Partido.
Na cerimônia de quarta, em Washington, Francisco chamou o padre Junípero Serra de "o evangelizador do oeste americano". Ele é o primeiro santo canonizado em território americano, apesar das críticas de alguns grupos.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Geral

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber