Mais lidas
Geral

Movimento separatista da Catalunha vence com maioria no Parlamento

.

FERNANDA GODOY
BARCELONA, ESPANHA (FOLHAPRESS) - O movimento pela independência da Catalunha obteve uma vitória histórica neste domingo (27), ao conquistar maioria absoluta no Parlamento regional.
As eleições ganharam caráter plebiscitário devido à determinação do grupo vitorioso de iniciar unilateralmente um processo de independência que é recusado pelo governo da Espanha.
A coligação "Juntos pelo Sim", do atual governador, Artur Mas, da CDC (Convergência Democrática da Catalunha), de centro-direita, e da ERC (Esquerda Republicana da Catalunha), alcançou 62 das 135 cadeiras, segundo apuração parcial de 92% dos votos.
Com o apoio do CUP (Candidatura de Unidade Popular), partido radical de esquerda que também apoia a secessão e elegeu 10 deputados, a coalizão ultrapassará a marca de 68 e levará adiante o projeto de independência.
Houve participação recorde, de 77% dos 5,5 milhões de eleitores. No entanto, no voto popular, os partidos pró-independência não obtiveram maioria dos votos válidos, ficando com apenas 48%.
Pouco depois das 22h (17h em Brasília), os líderes do "Juntos pelo Sim" discursaram sob os aplausos de seus seguidores.
"O 'sim' ganhou. Fazia tempo que trabalhávamos para obter um mandato explícito pela independência da Catalunha e agora o conseguimos", disse Oriol Junqueras, líder da ERC.
O clima épico do final da campanha tomou conta de Barcelona no fim de semana, quando milhares de pessoas tomaram as ruas enroladas na "estelada", bandeira do movimento separatista.
Artur Mas destacou a legitimidade obtida, porém prometeu dar atenção aos eleitores que não votaram pela secessão. "Esta é uma vitória que administraremos com sentido de coesão dentro da Catalunha e com sentido de concórdia com respeito à Espanha, à Europa e ao mundo", afirmou.
O premier Mariano Rajoy, do PP (Partido Popular), que acompanha os resultados na sede do partido, em Madri, ainda não se manifestou.




×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber