Facebook Img Logo
Mais lidas
Geral

Economista será assessor de partido espanhol de esquerda

.

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O economista francês Thomas Piketty, famoso por sua tese sobre riqueza e desigualdade, será parte de um comitê internacional que vai assessorar o espanhol Pablo Iglesias, candidato do partido de esquerda antiausteridade Podemos.
Piketty ajudará a elaborar um "plano integral de luta contra as desigualdades", tema de seu best-seller "O Capital no Século 21", além de medidas de democratização da zona do euro.
"Precisamos de novas forças políticas para mudar a Europa", disse Piketty, durante o anúncio da parceria com o partido nesta segunda.
A frustração com a crise econômica e as políticas de austeridade alimentou a popularidade de partidos como Podemos e Ciudadanos na Espanha, desafiando o direitista Partido Popular e a oposição socialista que tradicionalmente dividem o governo.
Nas eleições regionais de maio, os dois partidos tiveram bons resultados.
"Queremos ganhar as eleições", resumiu Pablo Iglesias, em referência ao pleito geral previsto para dezembro.
O candidato defendeu a união das forças da esquerda alternativa na Europa. "Queremos nos sentar com todos e, em particular, com aqueles setores da família socialista que não estão de acordo com os rumos que esta família tomou nos últimos anos."
Iglesias disse que a Espanha, responsável por 12% do PIB europeu, tem maior margem de negociação que a Grécia, onde o partido de esquerda Syriza foi obrigado a acatar com medidas de austeridade impostas pelos credores internacionais.
O espanhol disse ainda que, se a esquerda antiausteridade fracassar, pode haver um auge das forças de ultradireita no bloco.
Segundo as últimas pesquisas, Podemos está em terceiro com 15,7% das intenções de voto. O Partido Popular, do atual chefe de governo Mariano Rajoy, tem 28,2%, e a oposição socialista, 24,9%.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas de Geral

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber