Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Geral

Brasil está de 'braços abertos' para receber refugiados, afirma Dilma

.

FLÁVIA FOREQUE
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta segunda-feira (7) que os refugiados em busca de abrigo na Europa vivem uma "situação chocante" e que o Brasil pode acolher essa população.
"Mesmo em momentos de dificuldade, de crise, como os que estamos passando, teremos os nossos braços abertos para acolher os refugiados", afirmou a presidente em pronunciamento divulgado nas redes sociais para celebrar o Sete de Setembro.
Dilma afirmou que o mundo "enfrenta tragédias de natureza humanitária", e citou a imagem do corpo do menino Aylan Kurdi, de 3 anos, numa praia da Turquia.
"Aproveito o dia de hoje para reiterar a disposição do governo para receber aqueles que, expulsos de suas pátrias, para aqui queiram vir, viver, trabalhar e contribuir para a prosperidade e a paz do Brasil", completou.
Até o fim deste mês, o Conare (Comitê Nacional para os Refugiados) deve prorrogar as regras que flexibilizam o ingresso no Brasil de sírios, uma das principais populações que migram atualmente em direção à Europa.
Em 2013, dois anos após o início da guerra civil no país, o Conare aprovou facilidades para a vinda dos sírios, por "razões humanitárias".
Deixou de ser necessária, por exemplo, a apresentação de documentos que comprovem emprego fixo ou condições financeiras para permanecer no Brasil.
A medida vence no fim do mês, mas o governo brasileiro quer estender a regra. Hoje, há 2.077 refugiados sírios no Brasil, o que corresponde a quase 25% do total de 8,4 mil refugiados em território nacional.
"Nós, o Brasil, somos uma nação que foi formada por povos das mais diversas origens, que aqui vivemos em paz", disse a presidente, em pronunciamento de cerca de oito minutos.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Geral

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber