MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

França acolherá 24 mil refugiados em dois anos, anuncia François Hollande

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Em encontro com a imprensa na manhã desta segunda-feira (7), em Paris, o presidente francês, François Hollande, anunciou que a França vai acolher 24 mil refugiados nos próximos dois anos. O presidente propôs ainda que seja o

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 07.09.2015, 09:16:32 Editado em 27.04.2020, 19:56:48
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Em encontro com a imprensa na manhã desta segunda-feira (7), em Paris, o presidente francês, François Hollande, anunciou que a França vai acolher 24 mil refugiados nos próximos dois anos.
O presidente propôs ainda que seja organizada na capital francesa uma conferência internacional sobre a atual crise da imigração na Europa.
Segundo Hollande, a crise, representada no afluxo de imigrantes para os países da UE "pode ser controlada".
"A Comissão Europeia vai propor a distribuição de 120 mil refugiados (entre os países da UE) nos próximos dois anos, o que representa 24 mil pessoas para a França. Nós os receberemos", afirmou o presidente.
"É o dever da França, de cuja alma o direito de asilo faz parte", disse Hollande, lembrando que esse direito está previsto na Constituição francesa.
"Tendo em conta estes dramas [da imigração], propus, com a chanceler Angela Merkel [da Alemanha], um mecanismo obrigatório e permanente de acolhimento de refugiados, para dividir esforço entre os países europeus".
Hollande ressaltou que "a palavra 'obrigatório' é importante, porque é diferente do que foi feito, ou melhor, do que não foi feito, nos últimos meses".
Esse sistema e uma política comum "devem agora ser adotados pelos países europeus", prosseguiu o francês, afirmando que, sem uma política comum, o sistema "explodirá", e isso poderia significar "o fim do espaço Schengen, o retorno às fronteiras nacionais".
Implementado há 20 anos, o espaço Schengen é uma área que reúne 26 países europeus que dispensam o uso de passaporte por seus cidadãos. O modelo permite, na prática, que refugiados e imigrantes cruzem de um país para o outro sem monitoramento.
O presidente francês ressaltou que, com as fronteiras nacionais, "não haverá a resposta necessária [para a crise dos refugiados]".
"Precisamos da Europa, e a Europa precisa de solidariedade e de responsabilidade", disse o presidente francês.
Para que o mecanismo proposto seja eficaz, Hollande disse que é necessário controlá-lo com centros para registrar os imigrantes e verificar quais podem ser atendidos pelo direito de asilo. "Mas também é necessária uma maior colaboração com os países de origem", afirmou.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "França acolherá 24 mil refugiados em dois anos, anuncia François Hollande"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!