MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Comediante lidera primeiro turno de eleição presidencial na Guatemala

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Com mais de 60% das urnas apuradas, o ator e comediante Jimmy Morales, candidato da Frente de Convergência Nacional (FCN), lidera com 26,63% o primeiro turno das eleições presidenciais realizadas neste domingo (6) na Guatemala

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 07.09.2015, 08:07:16 Editado em 27.04.2020, 19:56:48
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Com mais de 60% das urnas apuradas, o ator e comediante Jimmy Morales, candidato da Frente de Convergência Nacional (FCN), lidera com 26,63% o primeiro turno das eleições presidenciais realizadas neste domingo (6) na Guatemala.
A disputa se centra agora no segundo lugar, ocupado por Manuel Baldizón, do Liberdade Democrática Renovada (Lider), com 17,85%, seguido de perto pela ex-primeira dama Sandra Torres, de União Nacional da Esperança (UNE), com 16,88%.
Os números mostram uma mudança na tendência eleitoral. Até a semana passada, Baldizón liderava com folga. Depois que seu nome foi envolvido em investigações de desvio de verba, ele começou a despencar nas pesquisas.
Dirigentes políticos e sociais foram votar logo cedo. Depois de depositar o voto, o presidente da Guatemala, Alejandro Maldonado, exortou cidadãos a defender a democracia de seu país "porque o voto é um dever e um direito para poder exigir". Com três dias de mandato, Maldonado disse que espera uma jornada de paz e conciliação.
Apesar do clima de tranquilidade, o Instituto Centroamericano de Estudos Para a Democracia (Demos) da Guatemala denunciou, no mesmo dia, deficiências no controle do Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) em centros de votação, com indícios de delitos eleitorais.
A instituição assegurou que partidos fizeram propaganda eleitoral durante a eleição e que, em alguns centros, os dedos dos eleitores não foram manchados -a medida impediria o voto repetido.
Na Escola Campo Verde, as 18 mesas de votação tiveram filas no período da manhã. "A corrupção não é nova, mas agora que foi descoberta, as autoridades estão sob observação", disse Mario Porras, 75, que está confiante de que "esta eleição marcará uma mudança no país".
Otto Pérez Molina renunciou à Presidência na semana passada devido a acusações de corrupção. Assim como sua vice-presidente, Roxana Baldetti, está preso preventivamente.
O esquema de desvios de verbas aduaneiras foi revelado em 16 de abril pela Comissão da ONU contra a Impunidade. "O governo que surge destas eleições terá a mais baixa legitimidade dos últimos 30 anos. A eleição não detém a crise, vai agravá-la", disse o analista político Edgar Gutiérrez.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Comediante lidera primeiro turno de eleição presidencial na Guatemala"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!