Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Geral

Promotoria denuncia por terrorismo autor de ataque a trem Amsterdã-Paris

.

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Procuradoria da França enviou nesta terça-feira (25) à Justiça a denúncia por terrorismo contra o marroquino Ayoub el-Khazzani, 26, responsável pelo ataque a um trem que ia de Amsterdã a Paris na última sexta-feira (21).
O ataque, que ocorreu quando a composição passava pelo norte da França, deixou três pessoas feridas. O atirador foi contido por fuzileiros navais americanos que estavam no mesmo vagão e preso pela polícia francesa.
Khazzani foi denunciado pelo procurador de Paris, François Molins, pelos crimes de tentativa de homicídio, associação com o terrorismo, cárcere privado e porte ilegal de armas. A Justiça deverá indiciá-lo ainda nesta terça (25).
Segundo Molins, o marroquino assistiu a vídeo de um grupo radical islâmico em seu celular dentro do trem, pedindo que "os fiéis lutem e peguem em armas em nome do Profeta". O aparelho foi deixado em uma mala no bagageiro.
Com o atirador, foram apreendidos o fuzil AK-47 modernizado com que disparou contra os passageiros, 270 balas de calibre 7.62, uma pistola calibre nove milímetros e uma garrafa com meio litro de gasolina.
As autoridades também investigam as ligações entre Khazzani e grupos terroristas. Em 4 de junho, ele viajou a Tirana, na Albânia, vindo da cidade turca de Antakya, a 20 km da fronteira com a Síria.
Os agentes afirmam que ele teria tentado entrar no país. O atirador nega ter feito a viagem e afirma que fez o ataque porque queria roubar os passageiros do trem. Ele diz ter encontrado as armas em um parque de Bruxelas.
ATAQUE
Duas pessoas ficaram feridas na luta para dominar Khazzani a bordo do trem de alta velocidade que fazia o trajeto entre Amsterdã, na Holanda, e Paris, na França. Um passageiro francês de 28 anos estava indo ao banheiro quando cruzou com um homem sem camisa e armado com uma pistola e um fuzil.
O passageiro tentou dominar o suspeito, mas ele consegui se soltar e abrir fogo no vagão -atingindo no pulmão um passageiro franco-americano, que não corre risco de morte.
Três fuzileiros navais americanos que estavam de férias na Europa e um britânico conseguiram render o suspeito e amarrar suas mãos e pernas. Nessa briga, o americano Spencer Stone foi ferido por uma faca na mão.
O agressor foi detido pela polícia quando o trem chegou na estação de Arras, desviado de sua rota prevista.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Geral

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber