MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Prefeitura de SP estuda usar GCMs para fiscalizar motos nas marginais

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O prefeito Fernando Haddad (PT) afirmou nesta sexta-feira (14) que estuda a possibilidade de usar agentes da GCM (Guarda Civil Metropolitana) para fiscalizar o trânsito das marginais Tietê e Pinheiros. A ideia é multar motos q

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 14.08.2015, 15:12:32 Editado em 27.04.2020, 19:57:26
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O prefeito Fernando Haddad (PT) afirmou nesta sexta-feira (14) que estuda a possibilidade de usar agentes da GCM (Guarda Civil Metropolitana) para fiscalizar o trânsito das marginais Tietê e Pinheiros. A ideia é multar motos que não respeitam o limite de velocidade e não são pegas por radares tradicionais.
"Depois dos pedestres, os motociclistas são as maiores vitimas do trânsito da cidade (...) Pedi para o [Jilmar] Tatto [secretário dos Transportes] estudar, eventualmente, a mobilização da GCM, que tem uma ostensividade maior em relação a própria CET [Companhia de Engenharia de Tráfego]", afirmou o prefeito.
No início do mês, o STF (Supremo Tribunal Federal) considerou que é legal dar competência às Guardas Municipais para fiscalizar o trânsito e aplicar multas em geral. Em São Paulo, os guardas aplicaram em média 496 multas por dia desde que a atividade foi autorizada pela gestão Haddad, em janeiro.
Haddad afirmou que um balanço preliminar da redução da velocidade nas duas vias será apresentado na próxima semana e deverá vir com novas medidas para melhorar a segurança e a fluidez do trânsito. A possível proibição de motos na pista expressa da marginal Pinheiros, como já ocorre na Tietê, também é uma medida avaliada.
A prefeitura tem realizado uma sequência de mudanças de velocidade. As marginais tiveram o limite reduzido de 90 km/h para 70 km/h na pista expressa, de 70 km/h para 60 km/h na pista central e de 70 km/h para 50 km/h. Uma das justificativas da gestão é evitar mortes no trânsito.
Como a Folha de S.Paulo mostrou, mais 22 radares fixos serão instalados nas marginais, o que vai elevar o número total de aparelhos para 87. Segundo o prefeito, esses equipamentos já estavam previstos em "pontos cegos" identificados pela CET.
"Não queremos mais conviver com essa realidade perder quatro paulistanos por dia a troco de nada. Mais de 1.500 pessoas por ano num trânsito que precisa ser humanizado", afirmou ele.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Prefeitura de SP estuda usar GCMs para fiscalizar motos nas marginais"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!