MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Ataque contra hotel no Mali deixa ao menos 4 mortos

SÇAO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Pelo menos quatro pessoas, incluindo dois soldados, foram mortas nesta sexta-feira (7) em um ataque com reféns em um hotel onde estrangeiros costumam se hospedar em Sevare, no centro do Mali. Homens armados invadiram o hote

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 07.08.2015, 16:10:16 Editado em 27.04.2020, 19:57:38
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÇAO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Pelo menos quatro pessoas, incluindo dois soldados, foram mortas nesta sexta-feira (7) em um ataque com reféns em um hotel onde estrangeiros costumam se hospedar em Sevare, no centro do Mali.
Homens armados invadiram o hotel Byblos no início da manhã, informaram à agência francesa AFP fontes militares em Gao, a maior cidade do norte do Mali (570 km a leste de Sevara), onde o Exército tem um posto de comando operacional.
"As Fama (Forças Armadas do Mali) isolaram a área para tentar resgatar os reféns", informou a fonte militar.
Os militar relataram "dois mortos e três feridos em suas fileiras", disse a mesma fonte.
Um homem que usava um cinto com explosivos foi morto, e o corpo de outro, de pele branca, estava do outro lado da rua.
Até as 15h (12h em Brasília) ainda se ouviam "tiros esporádicos" na vizinhança dos hotéis Byblos e Debo, segundo testemunhas.
Uma fonte das forças de segurança local indicaram que os terroristas tentavam sequestrar pilotos russos da Minusma, a missão de paz da ONU no Mali.
Os pilotos foram levados para uma base militar em Sevare, e os terroristas se entrincheiraram no hotel.
A AFP não conseguiu entrar em contato com nenhum membro da Minusma para confirmar a informação.
Sevare fica a cerca de 10 quilômetros de Mopti, na fronteira norte do Mali, onde vários ocidentais já foram sequestrados.
Vários grupos ligados à Al Qaeda, incluindo a Al Qaeda no Magreb Islâmico (AQMI) e o grupo Ansar Dinero, tomaram o norte do Mali, entre março e abril de 2012, aproveitando a derrota do Exército contra os rebeldes tuaregues, que eram aliados dos islâmicos antes de serem expulso por estes.
Uma intervenção militar internacional promovida pela França em 2013 expulsou muito destes terroristas, mas grandes áreas de território continuam fora do controle das autoridades.
O ataque em Sevare é o terceiro em menos de uma semana no Mali.
Em 1º de agosto, um ataque em Nampala (no centro do país) deixou dois mortos. No dia 3, 11 soldados foram mortos em uma base da Guarda Nacional em Gurma Rharus (no noroeste).
De acordo com uma fonte militar no hotel Byblos, havia pelo menos cinco estrangeiros registrados antes do ataque -três sul-africanos, um francês e um ucraniano.
Uma testemunha disse que houve uma tentativa de sequestro, o que foi confirmado por outros moradores da cidade consultados pela AFP.
O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Mariana Betsa, escreveu, no Twitter, que "há um ucraniano entre os reféns. Junto com nossos parceiros estrangeiros, tomaremos as medidas de emergência para tentar sua libertação".
Procurado pela AFP, o Ministério das Relações Exteriores da África do Sul disse estar ciente da situação no Mali e que a embaixada no país está em contato com as autoridades.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Ataque contra hotel no Mali deixa ao menos 4 mortos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!