MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

ONU abre caminho para identificar autores de ataques químicos

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) aprovou por unanimidade nesta sexta-feira (7) uma resolução para criar um painel de especialistas que deverá investigar e identificar os autores de ataques químico

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 07.08.2015, 13:39:10 Editado em 27.04.2020, 19:57:38
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) aprovou por unanimidade nesta sexta-feira (7) uma resolução para criar um painel de especialistas que deverá investigar e identificar os autores de ataques químicos na guerra civil na Síria.
A decisão abre caminho para o julgamento e a condenação dos responsáveis pelo uso de gás cloro e outras armas químicas, que vêm matando e ferindo um grande número de civis no país desde o início da insurgência contra o ditador Bashar Assad, em 2011.
A resolução pede que o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, trabalhe junto ao chefe da Organização pela Proibição de Armas Químicas (OPCW, na sigla em inglês) a fim de elaborar recomendações em um prazo de 20 dias para a criação do painel de especialistas.
A partir de então, o Conselho de Segurança terá cinco dias para analisar as recomendações e estabelecer o painel de especialistas, que terão o mandato de um ano para suas investigações na Síria.
A resolução foi aprovada sem questionamentos, dois dias após um acordo entre os EUA e a Rússia, grande aliada do regime de Assad, sobre o uso de armas químicas na Síria.
O país árabe concordou em destruir seu arsenal químico em 2013 a fim de evitar retaliações dos EUA após um ataque com gás sarin que provocou a morte de centenas de civis. Desde então, a OPCW apontou que o gás cloro tem sido usado "sistemática e repetidamente" como arma.
Tanto o governo quanto a oposição na Síria negam usar armas químicas. O Ocidente diz que o regime de Assad é responsável por ataques químicos, enquanto o governo e a Rússia responsabilizam as tropas rebeldes pelo uso de gases tóxicos como armas.
A guerra civil na Síria, iniciada no contexto do levante popular conhecido como Primavera Árabe, já deixou centenas de milhares de mortos.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "ONU abre caminho para identificar autores de ataques químicos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!