MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Brasil nega invasão de território paraguaio em ação do Exército

EDUARDO CUCOLO BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O governo brasileiro negou neste sábado (1º) que militares brasileiros tenham invadido o território paraguaio durante atividades da operação Ágata, que tem como objetivo reprimir delitos na fronteira entre os do

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 01.08.2015, 19:05:16 Editado em 27.04.2020, 19:57:44
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

EDUARDO CUCOLO
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O governo brasileiro negou neste sábado (1º) que militares brasileiros tenham invadido o território paraguaio durante atividades da operação Ágata, que tem como objetivo reprimir delitos na fronteira entre os dois países.
O Paraguai fez um protesto formal contra o Brasil alegando invasão de soberania do país. Nesta sexta-feira (31), o embaixador brasileiro em Assunção foi convocado para ouvir as queixas do governo do país vizinho.
O Ministério da Defesa informou neste sábado que todas as ações referentes à operação foram realizadas do lado brasileiro e que não houve incursão do lado paraguaio.
A reclamação dos vizinhos se refere a dois episódios. Na noite da última terça (28), segundo o governo brasileiro, três barcos de contrabandistas foram apreendidos do lado brasileiro. No momento em que as embarcações eram rebocadas, uma lancha do Exército foi atacada e houve troca de tiros. Os militares não foram feridos e saíram em busca dos atiradores, que não foram encontrados.
O jornal paraguaio "ABC Color", ao tratar do mesmo episódio, disse que eram seis embarcações, que estavam a 100 metros da costa paraguaia, na altura da cidade de Salto del Guairá, que faz fronteira com os municípios brasileiros de Mundo Novo (MS) e Guaíra (PR).
No dia seguinte, segundo o mesmo jornal, o confronto foi entre militares dos dois países. O Ministério da Defesa informou que o comando da operação Ágata desconhece esse incidente, e que nenhum militar brasileiro participou de qualquer atividade contra o exército vizinho.
Ainda de acordo com o ministério, o embaixador do Brasil no Paraguai já informou ao governo vizinho que, mesmo assim, foi aberto um inquérito para apurar as ocorrências.
A Defesa divulgará na próxima segunda-feira (3) o balanço da operação Ágata, que terminou nesta sexta (31).

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Brasil nega invasão de território paraguaio em ação do Exército"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!