Facebook Img Logo
Mais lidas
Geral

Cerca de 1,3 mil protestam em Berlim contra investigação de blog por traição

.

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Cerca de 1,3 mil pessoas, segundo a polícia, protestaram em Berlim neste sábado (1º) contra as investigações sobre o blog Netzpolitik.org por suspeita de alta traição.
O Escritório Federal de Proteção da Constituição pediu a investigação do blog após a publicação de extratos de um relatório considerado confidencial. Os documentos falavam na criação de uma unidade para a vigilância da internet e para a detecção de perfis de radicais e extremistas nas redes sociais.
O Netzpolitik.org cobre questões de direito digital e é um dos blogs políticos mais conhecidos da Alemanha. Em 2014, recebeu o prestigiado prêmio Grimme na categoria de portais digitais.
As investigações foram anunciadas na quinta-feira (30), mas logo suspensas diante das críticas à Procuradoria Geral de que tentava restringir a liberdade de imprensa.
A passeata, convocada com o lema "Pelos direitos fundamentais e da liberdade de imprensa", percorreu o centro da capital alemã como solidariedade ao blog jornalístico, até parar em uma concentração em frente ao Ministério da Justiça.
A manifestação continuou com as críticas ao procurador-geral, Harald Range, e com as declarações do ministro alemão de Justiça, o social-democrata Heiko Maas, que questionou se o blog pode ser enquadrado em alta traição sem ter colocado em perigo a segurança do Estado.
Dentro do Partido Social-Democrata (SPD) já houve alguns pedidos de renúncia do procurador-geral, assim como nos partidos da oposição, Os Verdes e A Esquerda.
O caso se comparou na Alemanha com a denúncia por alta traição apresentada em 1962 contra a revista "Der Spiegel" por publicar em plena Guerra Fria um artigo sobre manobras da Otan, a aliança militar atlântica, e os planos de compra de armas do então ministro da Defesa da Alemanha, Franz Josef Strauss.
O diretor da revista, Rudolf Augstein, passou três meses na prisão, em meio a uma grande campanha de solidariedade e a favor da liberdade de expressão em escala nacional e da imprensa.




O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

mais notícias

Últimas de Geral

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber