MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Parlamento do Irã inicia processo para aprovar acordo nuclear

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Parlamento do Irã começou nesta terça-feira (21) os procedimentos para analisar o acordo nuclear assinado com potências mundiais na semana passada. Responsável iraniano pelas negociações nucleares sediadas em Viena (Áustria

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.07.2015, 10:45:16 Editado em 27.04.2020, 19:58:00
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Parlamento do Irã começou nesta terça-feira (21) os procedimentos para analisar o acordo nuclear assinado com potências mundiais na semana passada.
Responsável iraniano pelas negociações nucleares sediadas em Viena (Áustria), o chanceler Mohammad Javad Zarif apresentou na manhã desta terça aos parlamentares uma cópia do tratado sobre o programa nuclear do país.
Em seguida, os legisladores estabeleceram um comitê especial formado por 15 membros que deve analisar o texto do acordo antes de ele ser votado em plenário.
De acordo com a Constituição iraniana, o Parlamento tem o direito de rejeitar qualquer tratado internacional. Contudo, é improvável que os parlamentares desaprovem o acordo nuclear, impulsionado pelo presidente Hasan Rowhani e apoiado pelo líder supremo do país, aiatolá Ali Khamenei.
O acordo também precisa ser aprovado pelo Conselho de Segurança Nacional do Irã e, finalmente, por Khamenei.
Segundo o acordo, o Irã limitará seu programa nuclear pelos próximos dez anos, sendo impedido de desenvolver uma bomba nuclear, em troca do alívio de sanções impostas pelo Ocidente, as quais vêm comprometendo a economia do país nos últimos anos. As sanções podem ser retomadas a qualquer momento, caso o Irã não cumpra com suas obrigações.
"Não estamos dizendo que o acordo é completamente favorável ao Irã. Toda negociação implica perdas e ganhos. Nós definitivamente demonstramos flexibilidades", disse Zarif.
Respondendo às preocupações de parlamentares linha-dura, céticos em relação ao acordo nuclear, Zarif afirmou que a retomada das sanções implicaria em um "custo alto" para as outras partes. "Caso as sanções sejam reimpostas, o Irã não será obrigado a manter seus compromissos", disse.
Nesta segunda-feira (20), o Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) aprovou por unanimidade uma resolução que ratifica o pacto, comprometendo-se a suspender sanções econômicas caso se verifique que o Irã cumpriu com seus compromissos.
Neste domingo (19), o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, enviou ao Congresso o texto do acordo nuclear com o Irã. A ratificação do documento deve passar por atritos nas duas câmaras do Legislativo, controladas pela oposição.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Parlamento do Irã inicia processo para aprovar acordo nuclear"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!