Facebook Img Logo
Mais lidas
Geral

Papa se reúne com prefeitos, incluindo brasileiros, para discutir clima

.

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Representantes de cidades de diversos países -incluindo os prefeitos de São Paulo, Fernando Haddad (PT), e do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB)- participam nesta terça-feira (21) de um encontro no Vaticano para reiterar compromissos ambientais, meses antes da Conferência do Clima em Paris.
O papa Francisco deve fazer uma fala no encontro, que tem duração de dois dias e representa uma importante iniciativa do Vaticano para tratar da questão ambiental. Também serão discutidos assuntos relacionados ao tráfico humano.
Recentemente, o pontífice lançou uma encíclica em que faz uma defesa rigorosa da proteção ambiental, pedindo a redução do consumo e a responsabilização dos países ricos pelas mudanças climáticas.
Segundo especialistas, as cidades são fundamentais para reduzir o aquecimento global, tendo em vista que as áreas urbanas são responsáveis por quase 75% das emissões humanas de carbono.
Além de Haddad e Paes, participarão do encontro os prefeitos de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), de Salvador, ACM Neto (DEM), entre outros. A comitiva de prefeitos brasileiros entregará uma carta ao papa pedindo o reconhecimento dos "governos locais como atores fundamentais na promoção da sustentabilidade global".
"Propomos a transferência de recursos e tecnologias dos países desenvolvidos aos países em desenvolvimento, em especial aos mais pobres, e diretamente às cidades", afirma o documento.
Também participam do encontro os prefeitos de Nova York (EUA), Oslo (Noruega), Estocolmo (Suécia), Berlim (Alemanha), Siquirres (Costa Rica), Kochi (Índia), entre outros, totalizando cerca de 60 representantes.
Ao final do encontro, os prefeitos devem assinar uma declaração demandando que seus líderes nacionais aprovem um "acordo climático amplo" na 21ª Conferência do Clima, a ser realizada em dezembro na cidade de Paris, na França.




O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

mais notícias

Últimas de Geral

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber