MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Papa Francisco inicia no Equador viagem a três países latino-americanos

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O papa Francisco partiu neste domingo (5) de Roma com destino ao Equador, primeira etapa de sua viagem de oito dias que também o levará à Bolívia e ao Paraguai, países que se preparam para recebê-lo com muita festa. O avião

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.07.2015, 09:29:41 Editado em 27.04.2020, 19:58:26
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O papa Francisco partiu neste domingo (5) de Roma com destino ao Equador, primeira etapa de sua viagem de oito dias que também o levará à Bolívia e ao Paraguai, países que se preparam para recebê-lo com muita festa.
O avião que transporta o pontífice argentino, um Airbus A330 da companhia italiana Alitalia, decolou do aeroporto de Fiumicino às 9h locais (4h, no horário de Brasília) e está programado para pousar no Mariscal Sucre, em Quito, capital equatoriana, às 15h locais.
O papa chega no Equador em meio a manifestações a favor e contra o governo do presidente Rafael Correa, o que tem carregado de tensão o clima no país.
Francisco permanecerá no Equador até 8 de julho, quando partirá para a Bolívia, onde ficará até o dia 10, e concluirá seu giro apostólico no Paraguai, de onde voltará a Roma em 13 de julho.
Em todos os três países, o pontífice argentino permanecerá, em média, 48 horas, que serão divididas em duas etapas e que incluem Quito e Guayaquil, no Equador, La Paz e Santa Cruz, na Bolívia, e Assunção e Caacupé, no Paraguai.
Francisco, que completou 78 anos em dezembro de 2014, tomará nada menos que sete aviões e pronunciará 22 discursos, em uma das viagens mais intensas que fez desde que foi eleito papa, em março de 2013.
O pontífice viaja acompanhado pelo secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Pietro Parolin, e Guzman Carriquiry, vice-presidente da Comissão Pontifícia para a América Latina, entre outros.
A viagem do papa suscita muitas expectativas nos países onde espera-se a mobilização de até duas milhões de pessoas em algumas das cinco missas que realizará.
Esta é a nona viagem ao exterior do papa e a segunda à América Latina depois do Brasil, realizada em julho de 2013, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude.
O papa se reunirá com os presidentes Rafael Correa (Equador), Evo Morales (Bolívia) e Horacio Cartes (Paraguai), além de outros líderes da região, incluindo o de Honduras, Juan Orlando Hernandez, o do Haiti, Michel Martelly, e da Argentina, Cristina Kirchner, que anunciaram sua participação em vários eventos.
O primeiro papa jesuíta e latino-americano da história confirma com essa viagem de oito dias seu desejo de manifestar com gestos concretos sua proximidade e solidariedade com os esquecidos do mundo.
A viagem de Francisco é de particular importância porque também constitui um ato de reconciliação com a história colonial da região, marcada pelas missões jesuítas, fundadas no século 17 para evangelizar os índios guarani e povos afins.
O quarto pontífice a visitar a América Latina, depois de Paulo 6º (Colômbia, 1968), João Paulo 2º, que visitou o continente em 18 ocasiões, seguido por Bento 16, que fez apenas duas viagens, chega a países que mudaram muito na última década.
Em setembro, ele retorna à América, desta vez a Cuba e aos Estados Unidos, após sua mediação histórica para a reconciliação entre os dois países e num momento em que seu prestígio continua a aumentar entre os católicos em todas as Américas.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Papa Francisco inicia no Equador viagem a três países latino-americanos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!