Mais lidas
Geral

Povo grego decide futuro do país em referendo neste domingo

.

Gregos protestam pelo 'sim' em manifestação nas ruas de Atenas, na sexta (3) (Foto: Reuters/Marko Djurica)
Gregos protestam pelo 'sim' em manifestação nas ruas de Atenas, na sexta (3) (Foto: Reuters/Marko Djurica)

O povo grego vai às urnas neste domingo (5) em um referendo que pode resultar na saída do país da zona do euro. Os eleitores vão responder se aceitam ou rejeitam as exigências dos credores da Grécia em troca de ajuda para pagar sua dívida. A votação começou às 7h (1h pelo horário de Brasília) e o resultado deve ser conhecido por volta das 15h.

Manifestantes tomaram conta de Atenasnos dias que antecederam a votação, mostrando o país dividido entre os que defendem as reformas impostas à Grécia e os que recusam as medidas. Houve tumultos e a polícia chegou a intervir com gás lacrimogêneo.

Na sexta-feira, uma pesquisa do respeitado instituto Alco para o jornal Ethnosmostrava uma pequena vantagem dos defensores do acordo, mostrando o "sim" com 44,8% contra 43,4% para o "não". Mas a vantagem fica dentro da margem de erro de 3,1 pontos percentuais, e 11,8% dos entrevistados disseram que ainda estavam indecisos, segundo a Reuters. O que o referendo vai perguntar?A consulta quer saber se os eleitores aceitam o acordo proposto pela Comissão Europeia, pelo Banco Central Europeu (BCE) e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) em 26 de junho. Dividido em duas partes, o acordo exige uma série de reformas para cortar gastos e aumentar a arrecadação. Os gregos terão que escolher entre duas respostas: não ou sim. Para os principais líderes europeus, a pergunta é outra: se a Grécia deve ou não ficar na zona do euro.

http://g1.globo.com/economia/noticia/2015/07/povo-grego-decide-futuro-do-pais-em-referendo-neste-domingo.html




×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber