MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Brasil aprova resolução das Nações Unidas sobre violações na guerra síria

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Menos de três meses após se abster na votação de uma resolução no Conselho de Direitos Humanos da ONU condenando violações na Síria, o Brasil votou a favor de um novo texto sobre o tema nesta quinta (2), em Genebra. Segundo

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 03.07.2015, 08:01:59 Editado em 27.04.2020, 19:58:29
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Menos de três meses após se abster na votação de uma resolução no Conselho de Direitos Humanos da ONU condenando violações na Síria, o Brasil votou a favor de um novo texto sobre o tema nesta quinta (2), em Genebra.
Segundo o Itamaraty, a mudança é justificada porque a nova resolução "apresenta maior equilíbrio em comparação à resolução adotada na última sessão". "No texto, estão contempladas a necessidade de buscar uma solução política para o conflito e a responsabilidade de todas as partes pelo respeito aos direitos humanos", disse o governo brasileiro em nota.
De acordo com o Itamaraty, o novo texto -aprovado por 29 votos contra seis, com 12 abstenções- é "fruto de um minucioso e construtivo esforço negociador que contou com ativa participação brasileira".
Em março, o governo brasileiro justificou a abstenção dizendo que aquela resolução "não reconhecia a responsabilidade nem repudiava devidamente a participação de vários grupos armados da oposição, com exceção do Daesh [sigla em árabe do Estado Islâmico] e da Al-Nusra, por graves violações dos direitos humanos".
O novo texto não deixa a condenação limitada a grupos específicos, mas a estende a quem cometer violações no conflito sírio.
Em março, contudo, o Brasil foi criticado por não apoiar o texto, que também renovou o mandato do brasileiro Paulo Sérgio Pinheiro como presidente do Comitê de Inquérito da ONU para as violações de direitos humanos na Síria.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Brasil aprova resolução das Nações Unidas sobre violações na guerra síria"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!