MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Universidades contestarão na Justiça prioridade a Norte e Nordeste no Fies

FÁBIO TAKAHASHI SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Fenep (entidade que representa universidades privadas) afirmou que contestará na Justiça o novo critério do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) de oferecer mais vagas no Norte e no Nordeste. "O aluno

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 01.07.2015, 12:29:19 Editado em 27.04.2020, 19:58:32
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

FÁBIO TAKAHASHI
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Fenep (entidade que representa universidades privadas) afirmou que contestará na Justiça o novo critério do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) de oferecer mais vagas no Norte e no Nordeste.
"O aluno pobre do Sudeste precisa do financiamento tanto quanto o do Nordeste", afirmou a presidente da entidade, Amabile Pacios. "Parece mais uma forma de atender à base eleitoral da [presidente] Dilma."
É no Norte e no Nordeste onde Dilma obteve os melhores resultados na eleição presidencial ano passado.
No fim do mês passado, o ministro Renato Janine Ribeiro (Educação) anunciou que serão oferecidos 61,5 mil novos financiamentos estudantis, com prioridade para regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste (exceto o Distrito Federal).
Segundo Janine, a medida foi tomada para que "as regiões que têm um certo atraso em relação ao Sul e Sudeste possam se aproximar do patamar deles".
A Fenep afirmou que aguarda apenas a publicação da portaria com as novas regras para entrar na Justiça federal com pedido de mandado de segurança, para barrar a alteração. Até o ano passado, não havia política indutora no Fies para privilegiar regiões do país.
O Ministério da Educação afirmou que "todos os critérios utilizados para o novo Fies foram amplamente debatidos e pactuados com as entidades representativas das instituições de ensino superior e têm por único objetivo atender critérios técnicos e de inclusão social".
A Constituição afirma que a União pode agir para tentar diminuir as desigualdades regionais. Mas a Fenep defende que a mudança no Fies traz discriminação aos alunos também em dificuldades que moram no Sul e Sudeste.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Universidades contestarão na Justiça prioridade a Norte e Nordeste no Fies"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!