MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

EI lança ofensiva sobre duas cidades estratégicas no norte da Síria

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A facção radical Estado Islâmico (EI) lançou uma ofensiva surpresa nesta quinta-feira (25) sobre duas cidades estratégicas no norte da Síria: Kobani e Hasaka. Em Kobani, reduto curdo que resistiu ao avanço da milícia após me

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 25.06.2015, 09:34:56 Editado em 27.04.2020, 19:58:43
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A facção radical Estado Islâmico (EI) lançou uma ofensiva surpresa nesta quinta-feira (25) sobre duas cidades estratégicas no norte da Síria: Kobani e Hasaka.
Em Kobani, reduto curdo que resistiu ao avanço da milícia após meses de combate ao longo de 2014, os milicianos avançaram logo de manhã disfarçados com uniformes e bandeiras do Exército Livre da Síria, outro grupo de oposição ao regime do ditador Bashar al-Assad.
A facção detonou dois carros bomba, um dentro da cidade e outro em um posto de fronteira com a Turquia, deixando pelo menos 40 pessoas feridas. Além disso, milicianos executaram ao menos 20 civis curdos e feriram outras 15 na aldeia de Barj Butan, ao sul de Kobani.
Após a ofensiva, tropas curdas, apoiadas por ataques aéreos da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos, enfrentavam os combatentes do EI. Alguns feridos atravessaram a fronteira com a Turquia em busca de atendimento médico.
Simultaneamente, o EI atacou a cidade de Hasaka, cujo controle é dividido pelas tropas curdas e pelo regime sírio. Os combatentes avançaram sobre partes no sul da cidade, tomando o controle de alguns distritos.
De acordo com a TV estatal síria, milicianos expulsaram moradores de suas casas, executando algumas pessoas e detendo outras. Há algumas semanas, a facção havia tentado avançar sobre a cidade, mas foi impedida pelas tropas do regime.
Os dois ataques surpresas ocorrem após alguns recuos do EI, incluindo derrotas próximo a Raqqa, capital do califado proclamado pela facção em agosto em regiões da Síria e do Iraque.
"O moral do EI ruiu após os avanços nas áreas rurais de Raqqa", disse ao jornal britânico "The Guardian" o porta-voz das tropas curdas, Redur Xelil. "Eles estão tentando aumentar o moral de seus combatentes e apoiadores, e mostrar que ainda têm força e podem atacar outras áreas."

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "EI lança ofensiva sobre duas cidades estratégicas no norte da Síria"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!