MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Após Carnaval, governo estende para festas juninas campanha contra Aids

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O Ministério da Saúde irá ampliar a campanha de prevenção à Aids em outras festas além do Carnaval. A partir deste ano, a campanha ocorrerá pela primeira vez também em festas de São João no país. A ação também será estendida

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.06.2015, 20:33:41 Editado em 27.04.2020, 19:58:43
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O Ministério da Saúde irá ampliar a campanha de prevenção à Aids em outras festas além do Carnaval. A partir deste ano, a campanha ocorrerá pela primeira vez também em festas de São João no país.
A ação também será estendida para outras festas populares, como a festa do peão de Barretos (SP), a Oktoberfest, em Blumenau (SC), e o Festival de Parintins (AM).
O objetivo é informar e alertar a população sobre o uso de camisinha, a realização do teste de HIV e o início do tratamento, caso necessário.
Cidades com maior concentração de festas juninas, como Campina Grande, João Pessoa, Caruaru, Recife e Salvador, receberam displays nos banheiros dos aeroportos e rodoviárias para retirada de camisinhas. Ao todo, serão distribuídos 160 mil preservativos.
O valor da campanha de prevenção à Aids neste ano é de R$ 35 milhões - deste total, cerca de R$ 20 milhões foram aplicados somente no Carnaval.
TRATAMENTO
O Ministério da Saúde também divulgou números sobre o acesso ao tratamento para quem já foi diagnosticado com HIV. Em um ano, houve aumento de 30% no número de pessoas que iniciaram o tratamento com antirretrovirais no país - passou de 57 mil para 74 mil.
A mudança ocorre após mudança nos protocolos de tratamento, no fim de 2013. Com a alteração, o acesso à terapia passou a ficar disponível a todas as pessoas diagnosticadas com o vírus. Atualmente, cerca de 400 mil pessoas usam esses medicamentos.
Desde os anos 1980, foram notificados 757 mil casos de Aids no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. Apesar de apresentar índices estáveis, com cerca de 39 mil casos novos ao ano, o avanço da epidemia entre os jovens têm preocupado o governo.
Jovens têm hoje a maior taxa de detecção da doença no país, um índice que vêm crescendo nos últimos dez anos. Em 2003, a taxa de detecção da Aids entre os jovens era de 9,6 a cada 100 mil habitantes. Em 2013, ano dos últimos dados disponíveis, essa taxa passou para 12,7.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Após Carnaval, governo estende para festas juninas campanha contra Aids"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!