MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Ministério Público Federal vai ao STF contra licença hereditária para táxi

MÁRCIO FALCÃO BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O Ministério Público Federal entrou com uma ação pedindo que o STF (Supremo Tribunal Federal) declare inconstitucional a comercialização de autorização de táxi e a chamada licença hereditária. Para o procurador-g

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 22.06.2015, 19:15:12 Editado em 27.04.2020, 19:58:48
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

MÁRCIO FALCÃO
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O Ministério Público Federal entrou com uma ação pedindo que o STF (Supremo Tribunal Federal) declare inconstitucional a comercialização de autorização de táxi e a chamada licença hereditária. Para o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, a medida fere a Constituição ao violar os princípios de isonomia e impessoalidade.
"Em se tratando de autorização para exercício de profissão, para cujo desempenho há múltiplos cidadãos interessados em obter autorização idêntica, cabe ao poder público, em decorrência dos princípios constitucionais da isonomia e da impessoalidade, controlar os destinatários dessas autorizações e permitir que os interessados a elas concorram de maneira equânime e impessoal, sem favoritismos nem perseguições", afirma Janot.
Para Janot, a livre comercialização ou transferência das autorizações é incompatível com a Constituição Federal. Por isso, o poder público precisa impedir que taxistas autorizados repassem, mediante pagamento, as autorizações a quem lhes oferecer maior retribuição.
"Cessado o desempenho da atividade por parte do taxista, por qualquer motivo (aposentadoria, morte, desinteresse, caducidade etc.), a autorização deve caducar e ser oferecida a outro interessado que preencha os requisitos", defende o procurador na ação.
Reivindicação antiga da classe, as medidas foram aprovadas pelo Congresso e sancionada pela presidente Dilma Rousseff em 2013.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Ministério Público Federal vai ao STF contra licença hereditária para táxi"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!